Logotipo do repositório
 

Publicação:
Ensino Fundamental de nove anos: articulações necessárias com a Educação Infantil

dc.contributor.authorLima, Elieuza Aparecida de [UNESP]
dc.contributor.authorValiengo, Amanda [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-02-24T13:57:35Z
dc.date.available2015-02-24T13:57:35Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractThis article leads to reflect on the analysis of contexts of early Childhood Education and Elementary School concerning the space for playtime in the educational routine with groups of children between five and six years old. There was a reflection on official documents about the extension of Elementary School and the presuppositions from the Cultural- -Historical Theory. Actions related to bibliographical research, questionnaire application, photographic and written documentation of playful practices observation, collective meetings with teachers and construction of a toy library have been taken. Specifically on the studied aspect, the make-believe play is the main child activity and may be considered as a mediator from the learning and from the humanization possibilities until about six years old. With this understanding, this issue deserves attention from the government (expressed in public policies), from the teachers and from the school staff in order to offer better conditions of success on the full formation during childhood.en
dc.description.abstractEste artigo leva a refletir sobre as análises de contextos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental referentes ao lugar da brincadeira na rotina educacional com turmas de crianças de cinco a seis anos. Refletiu- -se acerca de documentos oficiais sobre a ampliação do Ensino Fundamental e os pressupostos da Teoria Histórico-Cultural. Foram realizadas ações relativas à consulta bibliográfica; aplicação de questionário; ao registro fotográfico e escrito de observações de práticas lúdicas; aos encontros coletivos com professoras e à construção de uma brinquedoteca. Especificamente sobre o aspecto estudado, a brincadeira de faz de conta é a atividade principal da criança e pode ser considerada como mediadora dos aprendizados e possibilidades de humanização até aproximadamente seis anos. Com este entendimento, este assunto merece atenção do governo (expressa nas políticas públicas), dos professores e da equipe escolar, para oferecer melhores condições de êxito para a formação plena na infância.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Rua Hygino Muzzi Filho, 737, Campus Universitário, CEP 17525-900, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Rua Hygino Muzzi Filho, 737, Campus Universitário, CEP 17525-900, SP, Brasil
dc.format.extent33-41
dc.identifierhttp://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932012000100004&lng=es&nrm=iso
dc.identifier.citationRevista de Educação PUC-Campinas, v. 17, n. 1, p. 33-41, 2012.
dc.identifier.fileISSN1519-3993-2012-17-01-33-41.pdf
dc.identifier.issn1519-3993
dc.identifier.lattes5702962982414366
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/114914
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofRevista de Educação PUC-Campinas
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectBrincadeirapt
dc.subjecteducação infantilpt
dc.subjectensino fundamental de nove anospt
dc.subjectFormação Inicial de Professorespt
dc.subjectFormação Continuada de Professorespt
dc.titleEnsino Fundamental de nove anos: articulações necessárias com a Educação Infantilpt
dc.title.alternativeNine-year elementary school: needed articulations to early childhood educationen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes5702962982414366
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.departmentDidática - FFCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN1519-3993-2012-17-01-33-41.pdf
Tamanho:
131.18 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format