Publicação:
A construção do conhecimento em crianças do período sensório-motor: relato de uma experiência com educadoras de creche

dc.contributor.authorMarçal, Vicente Eduardo Ribeiro [UNESP]
dc.contributor.authorLepre, Rita Melissa [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-08-21T17:54:15Z
dc.date.available2015-08-21T17:54:15Z
dc.date.issued2010
dc.description.abstractCet article présente un rapport d'expérience qui visait à la formation continuée des enseignants du « Centro de Vivência Infantil » de l'Universidade Estadual Paulista. À partir des notions de l’Épistémologie Génétique comme: l’action, le scheme de l’action, l’adaptation, l’accommodation et l’assimilation, nous cherchons un fondement épistémologique pour le travail d’enseignant avec les enfants entre 0 et 24 mois. Nous présentons, comme résultat pratique de l’application de la connaissance des définitions en Épistémologie Génétique, le travail de formation continuée avec les enseignantes du « Centro de Convivência Infantil » de l’UNESP et la prise de conscience résultant pour adopter la perspective épistémologique piagetienne dans leur travail quotidien avec les enfants du période sensori-moteur.fr
dc.description.abstractO presente artigo apresenta um relato de experiência que teve como objetivo a formação continuada com as educadoras do Centro de Convivência Infantil da UNESP. A partir das noções da Epistemologia Genética como: ação, esquema de ação, adaptação, acomodação e assimilação buscamos fundamentar o trabalho docente com crianças entre 0 e 24 meses. Apresentamos, portanto, como resultado prático da aplicação dos conhecimentos das noções definidas na Epistemologia Genética, o trabalho de formação continuada com as educadoras do Centro de Convivência Infantil da UNESP e a consequente tomada de consciência do desenvolvimento infantil relatada por essas educadoras ao adotarem a perspectiva epistemológica piagetiana em seu trabalho cotidiano com crianças sensório-motoras.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Avenida Luiz Edmundo Carrijo Coube 14-01, Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Avenida Luiz Edmundo Carrijo Coube 14-01, Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, Brasil
dc.format.extent37-46
dc.identifierhttp://www.seer.furg.br/momento/article/view/1454
dc.identifier.citationMomento, v. 19, n. 2, p. 37-46, 2010.
dc.identifier.fileISSN0102-2717-2010-19-02-37-46.pdf
dc.identifier.issn0102-2717
dc.identifier.lattes9109045495650654
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/127252
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofMomento
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectActionfr
dc.subjectSchème de l’actionfr
dc.subjectAcquisition de la Connaissancefr
dc.subjectSensori-Moteurfr
dc.subjectAçãopt
dc.subjectEsquema de Açãopt
dc.subjectAquisição de Conhecimentopt
dc.subjectSensório-Motorpt
dc.titleA construção do conhecimento em crianças do período sensório-motor: relato de uma experiência com educadoras de crechept
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.orcid0000-0002-0096-3136[2]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.departmentEducação - FCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN0102-2717-2010-19-02-37-46.pdf
Tamanho:
67.51 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format