Publicação: A formação escolar em debate: racionalidade, burocracia e desencantamento
dc.contributor.author | Silva, Rafael Bianchi | |
dc.contributor.author | Carvalho, Alonso Bezerra de [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual de Maringá (UEM) | |
dc.date.accessioned | 2015-08-21T17:53:08Z | |
dc.date.available | 2015-08-21T17:53:08Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.description.abstract | Este artículo propone una discusión sobre la educación escolar tomando como punto de partida la burocracia, la racionalidad y el concepto de desencantamiento del mundo propuesto por Max Weber. Finalmente, se discuten los impactos a la subjetividad de los principales involucrados en el proceso educativo - profesores y alumnos - para señalar posibles movimientos que hacen más dinámico las relaciones humanas en la educación institucionalizada. | en |
dc.description.abstract | Este artigo propõe a discussão da educação escolar tomando como ponto de partida a burocracia, a racionalidade e o conceito de desencantamento do mundo proposto por Max Weber. Por fim, discutimos os impactos para a subjetividade dos principais envolvidos no processo educacional – professor e aluno – para sinalizar possíveis movimentos que tornem mais dinâmica as relações humanas na educação institucionalizada. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, Avenida Dom Antônio, 2100, Vila Tênis Clube, CEP 19806900, SP, Brasil | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, Avenida Dom Antônio, 2100, Vila Tênis Clube, CEP 19806900, SP, Brasil | |
dc.format.extent | 221-240 | |
dc.identifier | http://periodicos.unb.br/index.php/resafe/article/view/9699 | |
dc.identifier.citation | Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, v. 1, n. 20, p. 221-240, 2013. | |
dc.identifier.file | ISSN1679-8775-2013-01-20-221-240.pdf | |
dc.identifier.issn | 1679-8775 | |
dc.identifier.lattes | 4091021554181403 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/126773 | |
dc.language.iso | por | |
dc.relation.ispartof | Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | Currículo Lattes | |
dc.subject | Racionalidad | es |
dc.subject | Burocracia | es |
dc.subject | Desencanto del mundo | es |
dc.subject | Educación escolar | es |
dc.subject | Racionalidade | pt |
dc.subject | Burocracia | pt |
dc.subject | Desencantamento do mundo | pt |
dc.subject | Educação escolar | pt |
dc.title | A formação escolar em debate: racionalidade, burocracia e desencantamento | pt |
dc.type | Artigo | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.author.lattes | 4091021554181403[2] | |
unesp.author.orcid | 0000-0001-5106-2517[2] | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assis | pt |
unesp.department | Educação - FCLAS | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- ISSN1679-8775-2013-01-20-221-240.pdf
- Tamanho:
- 205.71 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format