Logotipo do repositório
 

Publicação:
O uso da aprendizagem baseada em problemas e a atuação docente

dc.contributor.authorKlein, Ana Maria [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-04-27T11:55:54Z
dc.date.available2015-04-27T11:55:54Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractRecent national education policy documents have emphasized the importance of methodologies and problem-centered learning processes. The purpose of this article is to promote reflection on the problem-based learning (PBL) understood as a methodology that favors learning processes and the active role of students. PBL emerged in undergraduate medical and has been gaining ground not only in higher education but also in basic education. This conception of teaching-learning breaks with the traditional relationship teacher-student- knowledge, introducing new dynamics of relationships between subjects and those with knowledge. From this perspective the educational performance turns and brings new challenges to the teacher.en
dc.description.abstractOs recentes documentos orientadores da educação nacional vêm enfatizando a importância de metodologias problematizadoras e centradas em processos de aprendizagem. O objetivo do presente artigo é promover a reflexão sobre a aprendizagem baseada em problemas (ABP) compreendida como uma metodologia que privilegia os processos de aprendizagem e o papel ativo dos estudantes. A ABP surgiu em cursos de graduação da área médica e vem ganhando espaço não apenas no ensino superior, como também na educação básica. Esta concepção de ensino-aprendizagem rompe com a tradicional relação professor-aluno-conhecimento, introduzindo novas dinâmicas de relacionamento entre os sujeitos e destes com o conhecimento. Sob esta perspectiva a atuação docente transforma-se e traz novos desafios ao professor.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto, Sao Jose do Rio Preto, R. Cristovão Colombo, 2265, Jd. Nazareth, CEP 15054-000, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto, Sao Jose do Rio Preto, R. Cristovão Colombo, 2265, Jd. Nazareth, CEP 15054-000, SP, Brasil
dc.format.extent288-298
dc.identifierhttp://www.seer.ufu.br/index.php/braziliangeojournal/article/view/23475
dc.identifier.citationBrazilian Geographical Journal: geosciences and humanities research medium, v. 4, n. 2 S, p. 288-298, 2013.
dc.identifier.fileISSN2179-2321-2013-04-02-288-298.pdf
dc.identifier.issn2179-2321
dc.identifier.lattes0777944599592711
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/122625
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofBrazilian Geographical Journal: geosciences and humanities research medium
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt
dc.subjectDiretrizes nacionaispt
dc.subjectAtuação docentept
dc.subjectProblem-based learningen
dc.subjectNational guidelinesen
dc.subjectTeaching performanceen
dc.titleO uso da aprendizagem baseada em problemas e a atuação docentept
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes0777944599592711[1]
unesp.author.orcid0000-0002-0004-1908[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, São José do Rio Pretopt
unesp.departmentEducação - IBILCEpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN2179-2321-2013-04-02-288-298.pdf
Tamanho:
229.28 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format