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Publicação:
A valorização de competências na formação e na atuação de engenheiros de produção: a visão de estudantes, professores e egressos de duas universidades

dc.contributor.advisorDelamaro, Mauricio Cesar [UNESP]
dc.contributor.advisorSalgado, Andreia Maria Pedro [UNESP]
dc.contributor.authorSouza, Ana Paula Arezo [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:26:18Z
dc.date.available2014-06-11T19:26:18Z
dc.date.issued2014-02-04
dc.description.abstractA aprovação das diretrizes curriculares nacionais para os cursos de Engenharia já completou mais de dez anos. Uma de suas novidades foi propor o direcionamento dos esforços na formação dos futuros engenheiros não apenas nos conhecimentos previstos nas grades curriculares. A formação, segundo as diretrizes, deve privilegiar o desenvolvimento de habilidades, competências e atitudes, as quais são tão ou mais importantes que os conteúdos ministrados para a ulterior atuação do profissional na sociedade. O objetivo deste estudo foi verificar a percepção de alunos, de egressos e de docentes quanto à maior ou menor valorização das competências propostas nas diretrizes curriculares para formação dos engenheiros de produção. Para atingir este objetivo geral foram realizados diversos levantamentos tipo survey. O primeiro teve como respondentes alunos formandos de cursos de uma universidade pública e de uma universidade privada, que avaliaram a valorização das diversas competências no ambiente universitário e no ambiente profissional. No segundo, o público alvo foram os docentes dos mesmos dois cursos que avaliaram o quanto são valorizadas as competências propostas nas diretrizes na realidade concreta das universidades e num quadro em que os respondentes considerariam ideal de ser atingido. No terceiro levantamento, com egressos do curso da universidade pública, os respondentes fizeram avaliação de quanto cada uma das competências foi valorizada e desenvolvida em sua formação universitária e o quanto elas têm sido importantes na sua atuação profissional. Como resultado tem-se um mosaico de percepções, em grande parte bastante divergentes, que aponta que a formação acadêmica continua privilegiando os conteúdos e não o desenvolvimento mais integral de competências e habilidades
dc.description.abstractThe adoption of national curriculum guidelines for courses in Engineering has completed more than ten years. One of his innovations was to propose the targeting of efforts in training future engineers not only on the information covered in the curricula. The training, according to the guidelines, should focus on developing skills, competencies and attitudes, which are equally or more important than the content taught to further the professional practice in society. The aim of this study was to investigate the perception of students, graduates and teachers of as the greater or lesser use of skills in the proposed curriculum guidelines for training of production engineers. To achieve this overall objective type survey several surveys were conducted. The first respondent had the senior students of courses at a public university and a private university that assessed valuation of the various skills in the university environment and professional environment. In the second, the audience were teachers of the same two courses that assessed how skills are valued in the guidelines proposed in the concrete reality of universities and a framework in which respondents would consider ideal to be achieved. In the third survey, with students who graduated from public universities, respondents did review how each of the competencies was developed and valued in their university education and how they have been important in their professional practice. As a result, there is a mosaic of perceptions, mostly quite divergent, pointing that education continues focusing on the content and not the full development of skills and abilitiesen
dc.format.extent165 f. il.
dc.identifier.aleph000753362
dc.identifier.capes33004080027P6
dc.identifier.citationSOUZA, Ana Paula Arezo. A valorização de competências na formação e na atuação de engenheiros de produção: a visão de estudantes, professores e egressos de duas universidades. 2014. 165 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2014.
dc.identifier.file000753362.pdf
dc.identifier.lattes3727732364475835
dc.identifier.lattes1816469354724183
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/93089
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectEngenharia de produçãopt
dc.subjectCompetências essenciaispt
dc.subjectAptidãopt
dc.subjectEngenharia - Estudo e ensinopt
dc.subjectCore competenciespt
dc.titleA valorização de competências na formação e na atuação de engenheiros de produção: a visão de estudantes, professores e egressos de duas universidadespt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes1816469354724183[2]
unesp.advisor.orcid0000-0003-4733-4860[2]
unesp.author.lattes3727732364475835
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Guaratinguetápt
unesp.graduateProgramEngenharia Mecânica - FEGpt
unesp.knowledgeAreaGestão e otimizaçãopt
unesp.researchAreaGestão da Qualidade e Engenharia Organizacionalpt

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