Publicação: Autoeficácia e formação profissional de estudantes de Educação Física: uma revisão sistemática
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Data
Orientador
Venditti Júnior, Rubens 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Educação Física - FC
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Como base teórica deste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), a Teoria
Social Cognitiva (TSC) visa compreender o comportamento humano, a partir do
seu envolvimento com os fatores ambientais e pessoais de cada indivíduo, no
caso, os estudantes de Educação Física, considerando a reciprocidade triádica,
conceito central desta teoria. Dentro da TSC, também a Teoria da Autoeficácia
(Aef) é utilizada como um dos fatores que podem influenciar no grau de
comprometimento dos alunos durante o processo de desenvolvimento
acadêmico em relação às atividades de formação profissional. O presente
trabalho teve o intuito de realizar uma revisão sistemática entre os anos de
janeiro de 2011 à dezembro de 2021, nas bases de dados GOOGLE
Acadêmico, Periódicos CAPES e Scielo, com o objetivo de analisar a influência
da autoeficácia na formação profissional de estudantes de Educação Física. Ao
todo, foram encontradas 6 (seis) produções elegíveis para compor o estudo e
sua respectiva revisão. Como principais achados, alunos com experiências
adquiridas através dos Estágios Curriculares Supervisionados (ECSs) e
projetos de pesquisa e extensão universitária, apresentaram maiores índices
de autoeficácia nos estudos. A partir dos achados, conseguimos destacar a
escassez em produções abrangendo o tema proposto, especificamente com
estudantes de Educação Física em formação, apontando para a necessidade
de novas e atuais produções, considerando as especificidades dos contextos
de atuação na Educação Física e as características das populações de
atendimento e do curso de formação estudado.
Resumo (português)
As the theoretical basis of this Course Completion Work (TCC), the Social
Cognitive Theory (TSC) aims to understand human behavior, from its
involvement with the environmental and personal factors of each individual, in
this case, Physical Education students, considering the triadic reciprocity,
central concept of this theory. Within the TSC, the Theory of Self-Efficacy (Aef)
is also used as one of the factors that can influence the degree of commitment
of students during the academic development process in relation to professional
training activities. The present study aimed to carry out a systematic review
between the years of January 2011 to December 2021, in the GOOGLE
Acadêmico, CAPES and Scielo periodicals databases, with the objective of
analyzing the influence of self-efficacy in the professional training of
undergraduate students. PE. In all, 6 (six) eligible productions were found to
compose the study and its respective review. As main findings, students with
experiences acquired through Supervised Curricular Internships (ECSs) and
research projects and university extension had higher rates of self-efficacy in
their studies. From the findings, we were able to highlight the scarcity of
productions covering the proposed theme, specifically with Physical Education
students in training, pointing to the need for new and current productions,
considering the specifics of the contexts of performance in Physical Education
and the characteristics of the populations service and the training course
studied.
Descrição
Palavras-chave
Teoria social cognitiva, Formação profissional, Revisão, Educação física, Estudantes, Self-efficacy, Cognitive social theory, Professional qualification, Systematic review, Physical education, Students
Idioma
Português