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Publicação:
Autoeficácia e formação profissional de estudantes de Educação Física: uma revisão sistemática

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Orientador

Venditti Júnior, Rubens

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Educação Física - FC

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Como base teórica deste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), a Teoria Social Cognitiva (TSC) visa compreender o comportamento humano, a partir do seu envolvimento com os fatores ambientais e pessoais de cada indivíduo, no caso, os estudantes de Educação Física, considerando a reciprocidade triádica, conceito central desta teoria. Dentro da TSC, também a Teoria da Autoeficácia (Aef) é utilizada como um dos fatores que podem influenciar no grau de comprometimento dos alunos durante o processo de desenvolvimento acadêmico em relação às atividades de formação profissional. O presente trabalho teve o intuito de realizar uma revisão sistemática entre os anos de janeiro de 2011 à dezembro de 2021, nas bases de dados GOOGLE Acadêmico, Periódicos CAPES e Scielo, com o objetivo de analisar a influência da autoeficácia na formação profissional de estudantes de Educação Física. Ao todo, foram encontradas 6 (seis) produções elegíveis para compor o estudo e sua respectiva revisão. Como principais achados, alunos com experiências adquiridas através dos Estágios Curriculares Supervisionados (ECSs) e projetos de pesquisa e extensão universitária, apresentaram maiores índices de autoeficácia nos estudos. A partir dos achados, conseguimos destacar a escassez em produções abrangendo o tema proposto, especificamente com estudantes de Educação Física em formação, apontando para a necessidade de novas e atuais produções, considerando as especificidades dos contextos de atuação na Educação Física e as características das populações de atendimento e do curso de formação estudado.

Resumo (português)

As the theoretical basis of this Course Completion Work (TCC), the Social Cognitive Theory (TSC) aims to understand human behavior, from its involvement with the environmental and personal factors of each individual, in this case, Physical Education students, considering the triadic reciprocity, central concept of this theory. Within the TSC, the Theory of Self-Efficacy (Aef) is also used as one of the factors that can influence the degree of commitment of students during the academic development process in relation to professional training activities. The present study aimed to carry out a systematic review between the years of January 2011 to December 2021, in the GOOGLE Acadêmico, CAPES and Scielo periodicals databases, with the objective of analyzing the influence of self-efficacy in the professional training of undergraduate students. PE. In all, 6 (six) eligible productions were found to compose the study and its respective review. As main findings, students with experiences acquired through Supervised Curricular Internships (ECSs) and research projects and university extension had higher rates of self-efficacy in their studies. From the findings, we were able to highlight the scarcity of productions covering the proposed theme, specifically with Physical Education students in training, pointing to the need for new and current productions, considering the specifics of the contexts of performance in Physical Education and the characteristics of the populations service and the training course studied.

Descrição

Palavras-chave

Teoria social cognitiva, Formação profissional, Revisão, Educação física, Estudantes, Self-efficacy, Cognitive social theory, Professional qualification, Systematic review, Physical education, Students

Idioma

Português

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