Publicação: Movimento Escoteiro e Movimento Bandeirante: uma análise
dc.contributor.advisor | Chaluh, Laura Noemi [UNESP] | |
dc.contributor.author | Amancio, Midian Cristina [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2018-09-19T17:27:32Z | |
dc.date.available | 2018-09-19T17:27:32Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.description.abstract | O Movimento Escoteiro e o Movimento Bandeirante são propostas de educação não formal que se desenvolvem a nível mundial e que atingem mais de 25 mil associados no estado de São Paulo. A proposta do Movimento Escoteiro visa o desenvolvimento do jovem por meio de um sistema que prioriza a honra, a partir de uma Promessa e da Lei Escoteira. Já o Movimento Bandeirante tem como missão ajudar no desenvolvimento do potencial máximo de crianças, jovens e adolescentes, como responsáveis cidadãos do mundo, também tendo como base uma Promessa e em leis (Código Bandeirante). A presente pesquisa objetivou, analisar trabalhos científicos (Trabalhos de Conclusão de Curso, dissertações, artigos e monografia relacionados ao Movimento Escoteiro e ao Movimento Bandeirante. Para isso, em um primeiro momento descreve-se como o Movimento Escoteiro e o Movimento Bandeirante organizam propostas, enquanto educação não formal e como podem ter existência, uma vez que ambos ganham vida na base do voluntariado daqueles que assumem a responsabilidade pela formação dos jovens que participam. Trata-se de uma pesquisa documental e bibliográfica de natureza qualitativa, que objetiva analisar trabalhos científicos sobre o Movimento Escoteiro e Bandeirante. Os documentos analisados foram manuais e regimentos internos de ambos Movimentos. A pesquisa bibliográfica foi realizada nos dois sites nacionais das duas organizações.A leitura da produção científica permitiu definir seis temáticas: 1. O Movimento Escoteiro e a Educação; 2. Crianças e seu desenvolvimento; 3. Questões de gênero, equidade e orientação sexual; 4. Adultos e Grupos Escoteiros; 5. Valores e Formação dos jovens; 6. Unidades de Conservação do meio em que vivemos. Das seis temáticas definidas foram destacadas duas delas por se tratarem de questões polêmicas, por fazerem parte do meu cotidiano e por serem assuntos que precisam ser mostrados ao mundo... | pt |
dc.format.extent | 71 f. | |
dc.identifier.aleph | 000898326 | |
dc.identifier.citation | AMANCIO, Midian Cristina. Movimento Escoteiro e Movimento Bandeirante: uma análise. 2017. 71 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2017. | |
dc.identifier.file | http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-05-17/000898326.pdf | |
dc.identifier.lattes | 5879357007917808 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/156479 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | Aleph | |
dc.subject | Educação | pt |
dc.subject | Escotismo | pt |
dc.subject | Escoteiros | pt |
dc.subject | Bandeirantes (Escotismo) | pt |
dc.subject | Jovens | pt |
dc.subject | Criança | pt |
dc.subject | Educação não-formal | pt |
dc.subject | Voluntários na educação | pt |
dc.title | Movimento Escoteiro e Movimento Bandeirante: uma análise | pt |
dc.type | Trabalho de conclusão de curso | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.author.lattes | 5879357007917808 | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claro | pt |
unesp.undergraduate | Pedagogia - IBRC | pt |
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