Publicação: Ensino da função exponencial: análise de resultados
dc.contributor.advisor | Lamas, Rita de Cássia Pavan [UNESP] | |
dc.contributor.author | Toledo, Luciana Alcantara de | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2018-10-04T19:38:25Z | |
dc.date.available | 2018-10-04T19:38:25Z | |
dc.date.issued | 2018-08-17 | |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo apresentar as análises dos resultados referentes ao ensino da Função Exponencial com o uso da metodologia de Resolução de Problemas para os alunos do Ensino Médio. Baseando-se na teoria proposta por Onuchic (1999), foram elaboradas quatro atividades envolvendo problemas para introduzir os conceitos referentes a Função Exponencial no primeiro ano e verificar os conhecimentos já adquiridos pelos alunos do segundo e terceiro anos. Os problemas envolvem o crescimento populacional de uma bactéria e a meia-vida de um fármaco. Os alunos do primeiro ano apresentaram melhor desempenho com esta nova abordagem de ensino baseada em soluções de problemas, e no segundo e terceiro anos apresentaram dificuldades com relação ao tópico de funções. | pt |
dc.description.abstract | This study evaluated the impact teaching of exponential functions through a problem-solving approach to students in secondary education. Based on the theory proposed by Onuchic (1999), we created four activities involving problems to introduce the concepts related to exponential functions to tenthgrade students and to verify the acquired knowledge of eleventh-grade and twelfth-grade students. The problems involve the population growth of bacteria and the half-life of a drug. All the students welcomed the new didactic proposal. The tenth-grade students were able to understand the new concepts based on problem-solving teaching and eleventh-grade and twelfth-grade students presented difficulties regarding the topic of functions. | en |
dc.identifier.aleph | 000908683 | |
dc.identifier.capes | 31075010001P2 | |
dc.identifier.lattes | 6715750582526555 | |
dc.identifier.orcid | 0000-0002-5264-5092 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/157239 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.subject | Função exponencial | pt |
dc.subject | Resolução de problemas | pt |
dc.subject | Ensino médio | pt |
dc.subject | Matemática | pt |
dc.subject | Exponential functions | en |
dc.subject | Problem-solving | en |
dc.subject | Secondary education | en |
dc.subject | Mathematics | en |
dc.title | Ensino da função exponencial: análise de resultados | pt |
dc.title.alternative | Teaching exponential function: results analysis | en |
dc.type | Dissertação de mestrado | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.advisor.lattes | 6715750582526555 | |
unesp.advisor.orcid | 0000-0002-5264-5092 | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, São José do Rio Preto | pt |
unesp.embargo | Online | pt |
unesp.graduateProgram | Matemática em Rede Nacional - FC/FCT/FEIS/IBILCE/IGCE 31075010001P2 | pt |
unesp.knowledgeArea | Mestrado profissional em matemática em rede nacional | pt |
unesp.researchArea | A metodologia de resolução de problemas e sua aplicação em sala de aula | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- toledo_la_me_sjrp.pdf
- Tamanho:
- 7.94 MB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
- Descrição:
Licença do Pacote
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 2.95 KB
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição: