Logotipo do repositório
 

Publicação:
Um encontro, um percurso, uma estória: uma narrativa que se constrói e convida à reflexão sobre EJA e educação ambiental

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Orientador

Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Ciências Biológicas - IBRC

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Pelos caminhos que se abrem na graduação, aquele que mais despertou-me interesse profissional foi o caminho da educação. Minha atuação no Projeto de Educação de Jovens e Adultos (PEJA) iniciou-se no terceiro ano da graduação; coube ser em sua esfera a realização deste trabalho. Ele narra os acontecimentos que sucederam-se a partir da proposição de uma saída de campo para os educandos do PEJA, onde pretendia-se promover o diálogo e a comunhão do conhecimento entre os participantes, pela observação do meio ambiente e a reflexão sobre o comportamento humano no trato com a natureza. Os diversos momentos que compuseram esta vivência foram registrados pelos participantes e vale-se enquanto memória coletiva do percurso. Posteriormente, construiu-se uma estória infantil, cujo enredo buscou inspiração nas trajetórias, impressões e reflexões, individuais e coletivas, dos participantes ao longo do percurso. Para a redação do trabalho, os capítulos foram organizados de maneira a se compor uma narrativa linear que trouxesse ao leitor toda a sua construção enquanto objeto de estudo, desde sua formação até seus desdobramentos. Pretende-se, com este material, levantar elementos que sejam de serventia para reflexões futuras nas temáticas que o compõe. Como local da saída de campo, optamos pelas margens do córrego dos Bandeirantes, que delimitam geograficamente a Universidade Estadual Paulista campus de Rio Claro da Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade.

Descrição

Palavras-chave

Educação de adultos, Pesquisa narrativa, Jovens - Educação, Linguagens

Idioma

Português

Como citar

JOAQUIM, Felipe Ferreira. Um encontro, um percurso, uma estória: uma narrativa que se constrói e convida à reflexão sobre EJA e educação ambiental. 2009. 85 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado e licenciatura -Ciências biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2009.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação