Publicação: A modelagem matemática como panorama para o ensino de física
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Souza, Tatiana Miguel Rodrigues de 

Coorientador
Pós-graduação
Matemática em Rede Nacional - FC/FCT/FEIS/IBILCE/IGCE 31075010001P2
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Este trabalho aborda o ensino de Física através do uso da Modelagem Matemática. O trabalho foi iniciado com a apresentação dos conceitos básicos sobre funções e aquelas que seriam usadas no ensino de Física. Posteriormente, foi feito o estudo sobre Modelagem Matemática e sua importância para o ensino de Matemática e Física. Além disso, foram feitas atividades relacionadas ao movimento retilíneo uniforme e lançamento de projéteis com alunos do Ensino Médio para instigar tais alunos a pensar sobre o tema. O estudo tem características qualitativas sendo norteado pela Modelagem Matemática.
Resumo (inglês)
This work approach Physics teaching through the use of Mathematical Modelling. The work started with the presentation of the basic concepts about functions and those that would be used in the teaching of Physics. Subsequently, a study was made on Mathematical Modelling and its importance for the teaching of Mathematics and Physics. In addition, activities related to uniform rectilinear movement and launching projectiles were carried out with high school students to encourage such students to think about the theme. The study has qualitative characteristics and is guided by Mathematical Modelling.
Descrição
Palavras-chave
Funções, Modelagem matemática, Ensino de física, Functions, Mathematical modeling, Physics teaching
Idioma
Português