Publicação: Vivências literárias e procedimentos metodológicos com crianças da educação infantil: entre proferições, contações de histórias e estratégias de leitura
Carregando...
Arquivos
Data
Orientador
Souza, Renata Junqueira de 

Coorientador
Pós-graduação
Educação - FCT
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Tese de doutorado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Esta tese está inserida na linha Processos Formativos, Ensino e Aprendizagem do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, câmpus de Presidente Prudente. É fruto também das discussões tecidas no grupo de pesquisa “Formação de professores e as práticas educativas em leitura, literatura e avaliação do texto literário” (PROLELI). Desta forma, compõe o campo da Pedagogia e da Literatura e se propôs a analisar procedimentos metodológicos que viabilizassem a interação das crianças na educação infantil com o texto literário, na perspectiva de uma vivência estética que pressupõe a construção de sentidos acerca do texto e da formação dos gestos embrionários da leitura. Caracterizada como pesquisa-ação, de abordagem qualitativa, foi desenvolvida em uma turma de pré-escolar 2, que contempla crianças de cinco e seis anos. Diante dessa organização, o objetivo principal foi possibilitar vivências estéticas de interação entre a criança e o texto literário mediante procedimentos metodológicos na educação infantil. Para esse propósito, objetivos específicos foram delineados, sendo eles: localizar pesquisas que apresentassem procedimentos metodológicos como vivências literárias; analisar, por meio de um questionário com as professoras da instituição em que a pesquisa foi desenvolvida, a ausência/presença de procedimentos metodológicos direcionados à literatura; planejar e desenvolver vivências a partir de procedimentos metodológicos que possibilitassem a apreciação estética direcionada à literatura. As vivências foram compostas de proferição, contação de histórias e estratégias de leitura, fundamentadas em Renata Junqueira de Souza e Cyntia Girotto (2010, 2016), Élie Bajard (2014, 2021), Gilka Girardello (2008, 2014, 2020), Celso Sisto (2012), Eliana Yunes (2012, 2014). Os conceitos de vivência e apreciação estética foram ancorados em Lev S. Vigotski (2008, 2009, 2014, 2018). Assim, intencionamos evidenciar as possibilidades de interação entre a literatura e a criança a partir de procedimentos metodológicos sem a premissa do utilitarismo, que anula a capacidade de apreciação do sujeito, mas a partir das especificidades de cada vivência. Por conseguinte, foi possível compreender que as crianças elaboraram sentidos acerca do texto literário por manifestações diversas, como conexões, inferências, apreciações, e questionamentos que ampliaram suas experiências literárias no processo de formação leitora.
Resumo (inglês)
This thesis is part of the line of Formative Processes, Teaching, and Learning of the Graduate Program in Education at the São Paulo State University “Júlio de Mesquita Filho,” Presidente Prudente campus. It is also the result of discussions held within the research group “Teacher Training and Educational Practices in Reading, Literature, and Literary Text Evaluation” (PROLELI). Thus, it falls within the field of Pedagogy and Literature and aimed to analyze methodological procedures that facilitate the interaction of children in early childhood education with literary texts, from the perspective of an aesthetic experience that presupposes the construction of meanings about the text and the formation of embryonic reading gestures. Characterized as action research with a qualitative approach, it was developed in a pre-school 2 class, which includes children aged five to six years. Given this organization, the main objective was to enable aesthetic experiences of interaction between the child and the literary text through methodological procedures in early childhood education. For this purpose, specific objectives were outlined, which are: to locate research that presented methodological procedures as literary experiences; to analyze, through a questionnaire with the teachers of the institution where the research was developed, the absence/presence of methodological procedures directed at literature; to plan and develop experiences from methodological procedures that enable aesthetic appreciation directed at literature. The experiences were composed of proferation, storytelling, and reading strategies, based on Renata Junqueira de Souza and Cyntia Girotto (2010, 2016), Élie Bajard (2014, 2021), Gilka Girardello (2008, 2014, 2020), Celso Sisto (2012), Eliana Yunes (2012, 2014). The concepts of experience and aesthetic appreciation were anchored in Lev S. Vigotski (2008, 2009, 2014, 2018). Thus, we intended to highlight the possibilities of interaction between literature and the child through methodological procedures without the premise of utilitarianism, which nullifies the subject’s capacity for appreciation, but based on the specificities of each experience. Consequently, it was possible to understand that the children developed meanings about the literary text through diverse manifestations, such as connections, inferences, appreciations, and questions that broadened their literary experiences in the process of becoming readers.
Descrição
Palavras-chave
Educação infantil, Literatura infantil, Procedimentos metodológicos, Vivências literárias, Apreciação estética, Early childhood education, Children’s literature, Methodological procedures, Literary experiences, Aesthetic appreciation
Idioma
Português
Como citar
ARTEMAN, Andreina de Melo Louveira. Vivências literárias e procedimentos metodológicos com crianças da educação infantil: entre proferições, contações de histórias e estratégias de leitura. Orientador: Renata Junqueira de Souza. 2025. 175 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2025.