Estratégias e recursos para apoiar a comunicação social de estudantes com TEA: Guia interativo para professores do ensino fundamental I
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Data
Autores
Orientador
Wiezzel, Andreia Cristiane Silva 

Coorientador
Pós-graduação
Educação Inclusiva - FCT 33004129069P9
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Recurso educacional
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Estratégias e Recursos para Apoiar a Comunicação Social de Estudantes com TEA: Guia Interativo para Professores do Ensino Fundamental I é um desdobramento da pesquisa intitulada Inclusão de estudante com Transtorno do Espectro Autista na perspectiva da comunicação social: uma proposta para ação pedagógica, desenvolvida no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI), da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Esse material foi elaborado como um recurso educacional dinâmico e interativo, combinando informações teóricas com elementos visuais e animações. Seu objetivo é proporcionar aos educadores uma experiência de aprendizagem acessível e envolvente, favorecendo a implementação de estratégias pedagógicas que promovam a comunicação social de estudantes com TEA e incentivem sua participação ativa no ambiente escolar.
Para otimizar a experiência do usuário, o guia está estruturado em páginas interativas organizadas de maneira intuitiva, permitindo a exploração dos temas conforme o interesse do leitor. O conteúdo inicia-se com orientações sobre como navegar e interagir com os recursos disponíveis, permitindo que o usuário aproveite ao máximo as funcionalidades do material.
Em seguida uma apresentação sobre a proposta do guia e sua importância na formação de educadores.
A primeira abordagem do guia é introduzida por meio de uma animação no formato de vídeo explicativo que contextualiza o Transtorno do Espectro Autista e suas implicações no ambiente educacional. Logo após, discute-se o significado do termo "espectro" dentro do contexto do TEA na escola, destacando a diversidade existente dentro desse diagnóstico e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem. Na sequência, apresenta-se uma reflexão sobre o papel da escola na inclusão de estudantes com autismo, abordando estratégias e diretrizes para a construção de um ambiente educacional acessível e acolhedor.
O guia se dedica à comunicação social no TEA, explorando os desafios enfrentados por esses estudantes na interação social e apontando formas de apoio que favoreçam sua participação ativa no ambiente escolar. A discussão se aprofunda ao analisar as implicações da comunicação social no processo de inclusão educacional, destacando como a dificuldade de interação pode impactar a aprendizagem e o desenvolvimento acadêmico dos estudantes com autismo.
Para ilustrar a aplicação dessas estratégias, é apresentada a história de José, um caso fictício que exemplifica a construção e implementação de um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), destacando como esse instrumento pode ser um caminho para a aprendizagem de estudantes com TEA. Por fim, o material se encerra com as considerações finais, trazendo uma reflexão sobre os principais aprendizados e a importância de um olhar inclusivo na prática docente.
Resumo (inglês)
Strategies and Resources to Support Social Communication of Students with ASD: Interactive Guide for Elementary School Teachers is an extension of the research entitled Inclusion of students with Autism Spectrum Disorder from the perspective of social communication: a proposal for pedagogical action, developed within the scope of the Professional Master's Program in Inclusive Education in the National Network (PROFEI), of the São Paulo State University Júlio de Mesquita Filho (UNESP). This material was developed as a dynamic and interactive educational resource, combining theoretical information with visual elements and animations. Its objective is to provide educators with an accessible and engaging learning experience, favoring the implementation of pedagogical strategies that promote social communication of students with ASD and encourage their active participation in the school environment.
To optimize the user experience, the guide is structured in interactive pages organized in an intuitive manner, allowing the reader to explore the topics according to their interests. The content begins with guidelines on how to navigate and interact with the available resources, allowing the user to make the most of the material's features.
The guide then presents a presentation on the guide's proposal and its importance in the training of educators.
The guide's first approach is introduced through an animation in the form of an explanatory video that contextualizes Autism Spectrum Disorder and its implications in the educational environment. Afterwards, the meaning of the term "spectrum" is discussed within the context of ASD in schools, highlighting the diversity that exists within this diagnosis and its implications in the teaching and learning process. Next, a reflection is presented on the role of the school in the inclusion of students with autism, addressing strategies and guidelines for building an accessible and welcoming educational environment.
The guide focuses on social communication in ASD, exploring the challenges faced by these students in social interaction and pointing out ways to support them to actively participate in the school environment. The discussion goes deeper by analyzing the implications of social communication in the process of educational inclusion, highlighting how difficulties in interaction can impact the learning and academic development of students with autism.
To illustrate the application of these strategies, the story of José is presented, a fictitious case that exemplifies the construction and implementation of an Individual Development Plan (IDP), highlighting how this instrument can be a path for learning for students with ASD. Finally, the material ends with final considerations, reflecting on the main lessons learned and the importance of an inclusive perspective in teaching practice.
Descrição
PARA UTILIZAR O RECURSO EDUCACIONAL, BASTA ACESSAR O LINK:
https://read.bookcreator.com/Bae0CEIIu3bbAsUrEXD9YCuE54B2/gAn1HPe1QTOjN9RImz9JEg
Origem: Recurso Educacional: Estratégias e Recursos para apoiar a comunicação social de estudantes com TEA: Guia Interativo para Professores do Ensino Fundamental I, como desdobramento da dissertação: "Inclusão de estudante com transtorno do espectro autista na perspectiva da comunicação social: uma proposta para ação pedagógica", desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional – PROFEI, da UNESP. Área do conhecimento: Práticas e Processos Formativos de Educadores para Educação Inclusiva. Categoria: Educação Inclusiva Finalidade: Contribuir para o processo de educação inclusiva, auxiliando na identificação das características e dificuldades relacionadas à comunicação social de estudantes com autismo, quando estas se tornam barreiras para a aprendizagem. Oferece estratégias práticas que favorecem a comunicação entre estudantes e professores, criando um ambiente mais colaborativo na sala de aula. Disponibilidade: Irrestrita, de acordo com a licença abaixo https://bookcreator.com/privacy-policy/terms-of-service/?utm_source=chatgpt.com Avaliador técnico: Allan Gabriel Fiorotto, CustomerSuccess, ProductOwner na empresa AG Sistemas. Licença: Esta obra está licenciada sob uma Licença Não Comercial Para conhecer essa licença acesse: Irrestrita, de acordo com a licença abaixo https://bookcreator.com/privacy-policy/terms-of-service/?utm_source=chatgpt.com
Origem: Recurso Educacional: Estratégias e Recursos para apoiar a comunicação social de estudantes com TEA: Guia Interativo para Professores do Ensino Fundamental I, como desdobramento da dissertação: "Inclusão de estudante com transtorno do espectro autista na perspectiva da comunicação social: uma proposta para ação pedagógica", desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional – PROFEI, da UNESP. Área do conhecimento: Práticas e Processos Formativos de Educadores para Educação Inclusiva. Categoria: Educação Inclusiva Finalidade: Contribuir para o processo de educação inclusiva, auxiliando na identificação das características e dificuldades relacionadas à comunicação social de estudantes com autismo, quando estas se tornam barreiras para a aprendizagem. Oferece estratégias práticas que favorecem a comunicação entre estudantes e professores, criando um ambiente mais colaborativo na sala de aula. Disponibilidade: Irrestrita, de acordo com a licença abaixo https://bookcreator.com/privacy-policy/terms-of-service/?utm_source=chatgpt.com Avaliador técnico: Allan Gabriel Fiorotto, CustomerSuccess, ProductOwner na empresa AG Sistemas. Licença: Esta obra está licenciada sob uma Licença Não Comercial Para conhecer essa licença acesse: Irrestrita, de acordo com a licença abaixo https://bookcreator.com/privacy-policy/terms-of-service/?utm_source=chatgpt.com
Palavras-chave
Educação, Educação inclusiva, Transtorno do espectro autista, Comunicação, Aprendizagem, Autism spectrum disorder, Social communication, Inclusive education, Pedagogical strategies
Idioma
Português