Publicação: Desenvolvimento criativo e planejamento de divulgação do single autoral "Pequenas Coisas"
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Guaraldo, Tamara de Souza Brandão 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Bauru - FAAC - Comunicação: Rádio, Televisão e Internet
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Este trabalho tem como objetivo relatar o desenvolvimento criativo do single autoral “Pequenas Coisas” e elaborar um planejamento estratégico para sua divulgação. O projeto aborda o processo de composição da música pelos irmãos Mariana e Rafael Hoyos, que estão iniciando sua carreira artística. Para a elaboração do planejamento de divulgação, foi realizada uma análise da evolução do mercado musical e do marketing digital. Em adição, apresentaram-se fatores como a identidade visual criada para o projeto, o desenvolvimento do videoclipe e os artistas utilizados como referência no que diz respeito a suas estratégias de comunicação. Também foram definidos uma Análise SWOT e um Mapa da Empatia, com o objetivo de compreender melhor o público-alvo do single. O planejamento estratégico criado ainda será aplicado pelos artistas, e seu foco está na distribuição da música nas plataformas de streaming de áudio, na difusão do videoclipe por meio do YouTube e na publicação de imagens e vídeos de divulgação nas mídias sociais Instagram e TikTok.
Resumo (inglês)
This work aims to report the creative development of the original single "Pequenas Coisas" and to design a strategic plan for its promotion. The project explores the music composition process by the siblings Mariana and Rafael Hoyos, who are beginning their artistic careers. To develop the promotional plan, an analysis of the evolution of the music market and digital marketing was conducted. Additionally, elements such as the visual identity created for the project, the development of the music video, and the artists used as references for their communication strategies were presented. A SWOT Analysis and an Empathy Map were also defined to better understand the single's target audience. The strategic plan developed will still be implemented by the artists, focusing on the distribution of the song on audio streaming platforms, the dissemination of the music video on YouTube, and the publication of promotional images and videos on Instagram and TikTok.
Descrição
Palavras-chave
Marketing digital, Mercado musical x, Divulgação, Mídias sociais, Digital marketing, Planejamento estratégico, Social media, Music market, Single, Promotion, Strategic planning
Idioma
Português
Como citar
HOYOS, Mariana Campideli. Desenvolvimento criativo e planejamento de divulgação do single autoral "Pequenas Coisas". Orientadora: Tamara de Souza Brandão Guaraldo. 2024. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação: Rádio, Televisão e Internet) – Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru, 2024.