Logotipo do repositório
 

Publicação:
Desenvolvimento criativo e planejamento de divulgação do single autoral "Pequenas Coisas"

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Guaraldo, Tamara de Souza Brandão

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Bauru - FAAC - Comunicação: Rádio, Televisão e Internet

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Este trabalho tem como objetivo relatar o desenvolvimento criativo do single autoral “Pequenas Coisas” e elaborar um planejamento estratégico para sua divulgação. O projeto aborda o processo de composição da música pelos irmãos Mariana e Rafael Hoyos, que estão iniciando sua carreira artística. Para a elaboração do planejamento de divulgação, foi realizada uma análise da evolução do mercado musical e do marketing digital. Em adição, apresentaram-se fatores como a identidade visual criada para o projeto, o desenvolvimento do videoclipe e os artistas utilizados como referência no que diz respeito a suas estratégias de comunicação. Também foram definidos uma Análise SWOT e um Mapa da Empatia, com o objetivo de compreender melhor o público-alvo do single. O planejamento estratégico criado ainda será aplicado pelos artistas, e seu foco está na distribuição da música nas plataformas de streaming de áudio, na difusão do videoclipe por meio do YouTube e na publicação de imagens e vídeos de divulgação nas mídias sociais Instagram e TikTok.

Resumo (inglês)

This work aims to report the creative development of the original single "Pequenas Coisas" and to design a strategic plan for its promotion. The project explores the music composition process by the siblings Mariana and Rafael Hoyos, who are beginning their artistic careers. To develop the promotional plan, an analysis of the evolution of the music market and digital marketing was conducted. Additionally, elements such as the visual identity created for the project, the development of the music video, and the artists used as references for their communication strategies were presented. A SWOT Analysis and an Empathy Map were also defined to better understand the single's target audience. The strategic plan developed will still be implemented by the artists, focusing on the distribution of the song on audio streaming platforms, the dissemination of the music video on YouTube, and the publication of promotional images and videos on Instagram and TikTok.

Descrição

Palavras-chave

Marketing digital, Mercado musical x, Divulgação, Mídias sociais, Digital marketing, Planejamento estratégico, Social media, Music market, Single, Promotion, Strategic planning

Idioma

Português

Como citar

HOYOS, Mariana Campideli. Desenvolvimento criativo e planejamento de divulgação do single autoral "Pequenas Coisas". Orientadora: Tamara de Souza Brandão Guaraldo. 2024. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação: Rádio, Televisão e Internet) – Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru, 2024.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação