Logotipo do repositório
 

Publicação:
O uso do raciocínio lógico nos testes de Wason

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

SIlvestrini, Luiz Henrique da Cruz
Feitosa, Hércules de Araújo

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Matemática - FC

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

O presente trabalho apresenta uma investigação de parte das atividades realizadas no projeto de extensão universitária “Raciocínio Lógico e os Princípios da Argumentação” - RacioLog - vinculado ao Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, campus de Bauru. Trata-se de um estudo de caso qualitativo em que os dados foram coletados a partir das aplicações dos Testes da Cartas em encontros do RacioLog, tal que por teste das cartas entende-se o teste de raciocínio lógico mediante o uso da condicional elaborado por Peter Cathcart Wason. Esta pesquisa tem por objetivo central compreender se o ensino de estruturas lógicas formais, abordadas durante os encontros do projeto de extensão RacioLog, propicia algum ganho no desenvolvimento do raciocínio lógico. Para alcançar o objetivo indicado foram feitas análises das respostas e resoluções dos testes das cartas dos alunos externos, participantes do RacioLog, oriundos dos anos finais do Ensino Médio das escolas públicas de Bauru, cursinhos e instituições parceiras do projeto, bem como a análise das gravações de áudio, feitas durante o desenvolvimento das atividades.

Resumo (inglês)

The present work presents an investigation of part of the activities carried out in the university extension project “Logical Reasoning and the Principles of Argumentation” - RacioLog - linked to the Department of Mathematics of the School of Sciences of São Paulo State University (UNESP) “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru campus. This is a qualitative case study in which data were collected from the applications of Wason Selection Task (or four-card problem) in RacioLog lessons, such that by Wason Selection Task we mean the test of logical thinking through the use of the conditional elaborated by Peter Catcart Wason. The main objective of this research is to understand whether teaching of formal logical structures, addressed during the extension project meetings RacioLog, provides some gain in the development of logical reasoning. To reach the indicated objective, were made analyzes of the answers and resolutions by the tests applied on external students, participants of RacioLog, from the final years of High School from public schools in Bauru, courses and partner institutions of the project, as well as the analysis of recorded audios, made during the development of activities.

Descrição

Palavras-chave

Raciocínio lógico, Ensino de lógica, Lógica, Teste de Wason, Extensão universitária, Logical reasoning, Logic teaching, Logic, Wason selection test, University extension

Idioma

Português

Como citar

Itens relacionados

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação