Logotipo do repositório
 

Publicação:
Construção coletiva de um guia didático sobre duas áreas verdes urbanas de Ilha Solteira (SP)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Dornfeld, Carolina Buso

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Ciências Biológicas - FEIS

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Com o crescente aumento da população, os centros das cidades se expandem e os verdes ficam espalhados em pequenas áreas, como nas chamadas Áreas Verdes Urbanas. Tais áreas, quando próximas às escolas, podem funcionar como espaços de educação não-formal, proporcionando efetiva Educação Ambiental e possibilitando o processo de conscientização em diversos níveis. Nesse sentido, esse trabalho teve como objetivo a construção coletiva de um Guia Didático sobre duas Áreas Verdes Urbanas localizadas nas proximidades de duas escolas municipais situadas no município de Ilha Solteira (SP). Para elaboração do Guia, foram realizados levantamentos das espécies de fauna e flora de cada Área Verde Urbana, assim como registros fotográficos in loco. Além disso, também se realizou quatro reuniões remotas, via Google Meet, com as professoras de Educação Ambiental das referidas escolas com horários e dias combinados para construção coletiva do Guia Didático, pensando nos pontos: apresentação e explanação, elaboração da sequência para o Guia Didático, pensar o material e apresentar a proposta do Guia Didático. As reuniões foram gravadas para posterior transcrição e análise por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). Foram registradas 24 espécies de plantas entre arbustivas, arbóreas e palmeiras e 15 espécies de animais, assim como feito a ATD das reuniões e, como resultado, se tem a construção coletiva do Guia Didático. Ao final, o Guia irá colaborar com as professoras do Ensino Fundamental I no processo e prática de EA com um material didático acerca dos locais em questão, podendo ser usado posteriormente em outros meios de distribuição, além de contribuir para o levantamento de dados sobre fauna e flora da região e programas no/do município.

Descrição

Palavras-chave

Educação ambiental, Material educativo, Educação básica, Praças, Flora e fauna urbana

Idioma

Português

Como citar

Itens relacionados

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação