Publicação: Construção coletiva de um guia didático sobre duas áreas verdes urbanas de Ilha Solteira (SP)
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Dornfeld, Carolina Buso 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Ciências Biológicas - FEIS
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Com o crescente aumento da população, os centros das cidades se expandem e os verdes ficam espalhados em pequenas áreas, como nas chamadas Áreas Verdes Urbanas. Tais áreas, quando próximas às escolas, podem funcionar como espaços de educação não-formal, proporcionando efetiva Educação Ambiental e possibilitando o processo de conscientização em diversos níveis. Nesse sentido, esse trabalho teve como objetivo a construção coletiva de um Guia Didático sobre duas Áreas Verdes Urbanas localizadas nas proximidades de duas escolas municipais situadas no município de Ilha Solteira (SP). Para elaboração do Guia, foram realizados levantamentos das espécies de fauna e flora de cada Área Verde Urbana, assim como registros fotográficos in loco. Além disso, também se realizou quatro reuniões remotas, via Google Meet, com as professoras de Educação Ambiental das referidas escolas com horários e dias combinados para construção coletiva do Guia Didático, pensando nos pontos: apresentação e explanação, elaboração da sequência para o Guia Didático, pensar o material e apresentar a proposta do Guia Didático. As reuniões foram gravadas para posterior transcrição e análise por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). Foram registradas 24 espécies de plantas entre arbustivas, arbóreas e palmeiras e 15 espécies de animais, assim como feito a ATD das reuniões e, como resultado, se tem a construção coletiva do Guia Didático. Ao final, o Guia irá colaborar com as professoras do Ensino Fundamental I no processo e prática de EA com um material didático acerca dos locais em questão, podendo ser usado posteriormente em outros meios de distribuição, além de contribuir para o levantamento de dados sobre fauna e flora da região e programas no/do município.
Descrição
Palavras-chave
Educação ambiental, Material educativo, Educação básica, Praças, Flora e fauna urbana
Idioma
Português