Das páginas às telas : religiosidade popular e relações de poder em O Pagador de Promessas e Decadência, de Dias Gomes
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Data
Autores
Orientador
Betella, Gabriela Kvacek 

Coorientador
Pós-graduação
Letras - FCLAS
Curso de graduação
Título da Revista
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Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Tese de doutorado
Direito de acesso
Acesso restrito
Resumo
Resumo (português)
A tese objetiva investigar a circulação do poder articulada às manifestações de religiosidade popular na obra do dramaturgo Dias Gomes, um mecanismo presente desde O Pagador de Promessas (peça de 1959, filme dirigido por Anselmo Duarte em 1962, minissérie dirigida por Tizuka Yamazaki em 1988) até Decadência (romance de 1995, minissérie dirigida por Roberto Farias e Ignácio Coqueiro, no mesmo ano). Essa análise abrange dois extremos da carreira de Dias Gomes como autor de peças teatrais, romances, roteiros cinematográficos, telenovelas e minisséries, permitindo uma compreensão mais aprofundada de como essas temáticas se manifestam ao longo de sua trajetória. Para tanto, o estudo se valerá do cotejamento entre as versões literárias e audiovisuais (filme, minisséries e telefilme) das duas obras como fontes principais, considerando seus respectivos contextos e as atualizações de pautas importantes, de acordo com a época de criação e releitura. Partindo de estudos realizados ininterruptamente desde o mestrado, a intenção é refinar os resultados e ampliar as análises para explorar as representações das estruturas de poder, bem como sua forma de circulação presentes nos vínculos estabelecidos entre instituições e sujeitos. As análises se amparam no estudo das estruturas intermidiáticas, escopo adicional da pesquisa, visto que o trabalho pretende discutir as transposições audiovisuais como diálogo entre as fontes e os resultados numa perspectiva de alterações de sentido devido às distinções de veículos, aos contextos e à interação entre as mídias, esclarecendo as escolhas de cada instância artística e os momentos propícios na recepção de leitores e espectadores.
Resumo (inglês)
The thesis aims to investigate the circulation of power linked to manifestations of popular religiosity in the work of playwright Dias Gomes, a mechanism present from O
Pagador de Promessas (a 1959 play, a 1962 film directed by Anselmo Duarte, and a 1988 miniseries directed by Tizuka Yamazaki) to Decadência (a 1995 novel and a
1995 miniseries directed by Roberto Farias and Ignácio Coqueiro). This analysis encompasses two extremes of Dias Gomes' career as an author of plays, novels, film
scripts, soap operas, and miniseries, allowing for a deeper understanding of how these themes manifest themselves throughout his career. To this end, the study will use the comparison between the literary and audiovisual versions (film, miniseries and TV film) of the two works as the main sources, considering their respective contexts and the updates of important topics, according to the time of creation and reinterpretation. Based on studies carried out continuously since the master's degree, the intention is
to refine the results and expand the analyses to explore the representations of power structures, as well as their form of circulation present in the links established between institutions and subjects. The analyses are supported by the study of intermedial structures, an additional scope of the research, since the work intends to discuss audiovisual transpositions as a dialogue between sources and results from the perspective of changes in meaning due to the distinctions of vehicles, contexts and
interaction between media, clarifying the choices of each artistic instance and the propitious moments in the reception of readers and spectators.
Descrição
Palavras-chave
Gomes, Dias, 1922-1999. O pagador de promessas, Religiosidade na literatura, Religiosidade popular, Relações de poder, Decadência na literatura, Indústria cultural, Popular Religiosity, Power Relations, Decadence, Cultural Industry
Idioma
Português
Citação
RIBEIRO, Rondinele Aparecido. Das páginas às telas: religiosidade popular e relações de poder em O Pagador de Promessas e Decadência, de Dias Gomes. 2025. 182 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assis, 2025.

