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Publicação:
Controle postural em crianças e adolescentes: dados posturográficos normativos

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Data

Orientador

Barela, José Angelo

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Física - IGCE

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

O Objetivo deste estudo foi examinar o desempenho do controle postural, na posição em pé quieta, de crianças e adolescentes. Participaram deste estudo crianças e adolescentes, sendo meninos e meninas agrupadas nas faixas etárias de 7, 9, 11, 13, 15 e acima de 15 anos, provenientes de escolas da rede pública (estadual e municipal) da cidade de Rio Claro. Cada participante foi solicitado a permanecer em pé, o mais estático possível, sobre uma plataforma de força, ao longo de 60 segundos, em quatro condições experimentais: 1) pés paralelos e olhos abertos; 2) pés-paralelos e olhos fechados; 3) pés na posição semi-tandem e olhos abertos; e 4) pés na posição semi-tandem e olhos fechados. A ordem das tentativas foi definida aleatoriamente. As forças aplicadas sobre a plataforma de força foram utilizadas para estimar a posição do centro de pressão (CP), nas direções ânteroposterior e médio-lateral, sendo calculado o deslocamento total, a amplitude e a velocidade média de variação do CP. Os resultados indicaram que mudanças no controle postural não ocorrem linearmente, tendo uma transição no final da primeira década de vida. Contudo, essas mudanças ainda são observadas ao longo dos primeiros anos da adolescência refletindo em possíveis alterações nos sistemas sensorial e motor

Descrição

Palavras-chave

Capacidade motora, Postura humana, Criança, Adolescentes

Idioma

Português

Como citar

SCOPINHO, Renan Heli Vales. Controle postural em crianças e adolescentes: dados posturográficos normativos. 2016. 37 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Educação física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2016.

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