Publicação:
O impacto da inteligência emocional na gestão de crises em uma organização do setor de consultoria logística e estratégica

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Data

2022-03-11

Orientador

Rodriguez, Indira Airas

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Engenharia de Produção Mecânica - FEG

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Em um mundo cada vez mais globalizado e tecnológico, submetido a rápidas transformações, as organizações são igualmente alvo de mudanças e desafios muitas vezes imprevisíveis. Por esse motivo, a gestão de crises, desde a predição e prevenção até a intervenção após a crise ocorrida, deve ser fundamental para as organizações. O intuito deste estudo foi investigar as relações entre inteligência emocional e gestão de crises, principalmente para uma organização no setor de consultoria logística e estratégica. Em um primeiro momento, foram abordados os temas através de revisão da literatura, e em um segundo momento foi aplicada uma pesquisa de campo ao grupo alvo, em que 21 respostas foram coletadas. Os dados obtidos foram analisados com a ajuda dos softwares estatísticos BioEstat e Jamovi. As análises de correlação mostraram forte relação negativa entre inteligência emocional e os níveis de estresse percebido entre os participantes (r = -0,6174), indicando uma correlação importante entre Inteligência emocional e gestão de crises para a população analisada. Dentre as habilidades da inteligência emocional, a sociabilidade (utilização das emoções) e a autogestão (manejo das próprias emoções) apresentaram correlação mais importante; e a autoconsciência (percepção de emoções), correlação mais moderada com a escala de estresse dos participantes e resposta em situações de crise.

Resumo (inglês)

In an increasingly globalized and technological world, subjected to rapid transformations, organizations are also the target of changes and challenges that are often unpredictable. For this reason, crisis management, from prediction and prevention to intervention after the crisis has occurred, must be fundamental for organizations. The purpose of this study was to investigate the relationship between emotional intelligence and crisis management, especially for an organization in the logistics and strategic consulting sector. In a first moment, the themes were approached through a literature review, and in a second moment, a field research was applied to the target group, in which 21 responses were collected. The data obtained were analyzed with the help of the statistical software BioEstat and Jamovi. Correlation analyzes showed a strong negative relationship between emotional intelligence and perceived stress levels among participants (r = -0.6174), indicating an important correlation between emotional intelligence and crisis management for the analyzed population. Among the emotional intelligence skills, sociability (use of emotions) and self-management (management of one's own emotions) showed the most important correlation; and self-awareness (perception of emotions), a more moderate correlation with the participants' stress scale and response in crisis situations.

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Português

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