Publicação:
Impetus: motivando alunos para as áreas tecnológicas

dc.contributor.authorBatista, Amanda Slonik [UNESP]
dc.contributor.authorOliveira, Victor Eduardo de [UNESP]
dc.contributor.authorCosta, Andréia Alves da Costa [UNESP]
dc.contributor.authorMartins, Antonio Cesar Germano [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2017-01-02T15:39:36Z
dc.date.available2017-01-02T15:39:36Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractMuitos alunos do ensino médio, principalmente os de escolas públicas, não consideram a possibilidade de prosseguirem no estudo e ingressarem em uma universidade. É importante que se trabalhe na motivação destes alunos para que continuem a buscar o conhecimento e possam participar do desenvolvimento científico e tecnológico do país. Em função disso nasceu o projeto Impetus, através de encontros semanais com alunos de uma escola pública de Sorocaba tentamos implementar a eles a vontade de aprender. Nos encontros foram abordados temas como meio ambiente, processamento de imagens e robótica, sempre tentando aprimorar o conhecimento deles de física, através de alguns conceitos como aceleração, velocidade, torque, entre outros. Após o termino do semestre obteve-se um retorno positivo, já que Observou-se que 7 alunos tiveram 100% de presença aos encontros, 8 tiveram 89% (1 ausência), 4 tiveram 78% (2 ausências) e apenas 1 teve 67% (3 ausências). Foram solicitados trabalhos aos alunos para serem realizadas fora dos horários dos encontros, tendo-se recebido um retorno expressivo, sendo que 85% executaram todos os trabalhos. Em levantamento feito com os alunos, após o término das atividades, verificou-se que 56% prefeririam as atividades relacionadas à robótica, 28% ao meio ambiente e 17% ao processamento de imagens, mostram que a robótica é uma abordagem interessante ao se buscar motivar alunos. Tais resultados estão de acordo com trabalhos encontrados na literatura [Ruiz-Del-Solar, 2004][Nagchaudhuri, 2002]. Obteve-se também que 68% dos alunos gostariam de continuar as atividades, 32% teriam que avaliar a possibilidade de continuar e 0% não considerariam continuar. Pelos resultados apresentados, pode-se considerar que a metodologia implementada possibilitou manter o interesse dos alunos em continuar participar de atividades relacionadas à ciência e a tecnologia.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Ciência e Tecnologia (ICTS), Departamento de Engenharia Ambiental, Sorocaba, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Ciência e Tecnologia (ICTS), Departamento de Engenharia Ambiental, Sorocaba, SP, Brasil
dc.format.extent09874
dc.identifierhttp://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTg3NA==
dc.identifier.citationCONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09892
dc.identifier.file2013-09874-batista.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/146795
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.relation.ispartofCongresso de Extensão Universitária
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourcePROEX
dc.subjectTecnologiapt
dc.subjectMotivação de alunospt
dc.subjectProcessamento de imagenspt
dc.subjectMeio ambientept
dc.subjectRobóticapt
dc.titleImpetus: motivando alunos para as áreas tecnológicaspt
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes9625195382275378[4]
unesp.author.orcid0000-0002-7683-8729[4]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Ciência e Tecnologia, Sorocabapt
unesp.departmentEngenharia Ambiental - ICTSpt

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