Publicação: Impetus: motivando alunos para as áreas tecnológicas
dc.contributor.author | Batista, Amanda Slonik [UNESP] | |
dc.contributor.author | Oliveira, Victor Eduardo de [UNESP] | |
dc.contributor.author | Costa, Andréia Alves da Costa [UNESP] | |
dc.contributor.author | Martins, Antonio Cesar Germano [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2017-01-02T15:39:36Z | |
dc.date.available | 2017-01-02T15:39:36Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.description.abstract | Muitos alunos do ensino médio, principalmente os de escolas públicas, não consideram a possibilidade de prosseguirem no estudo e ingressarem em uma universidade. É importante que se trabalhe na motivação destes alunos para que continuem a buscar o conhecimento e possam participar do desenvolvimento científico e tecnológico do país. Em função disso nasceu o projeto Impetus, através de encontros semanais com alunos de uma escola pública de Sorocaba tentamos implementar a eles a vontade de aprender. Nos encontros foram abordados temas como meio ambiente, processamento de imagens e robótica, sempre tentando aprimorar o conhecimento deles de física, através de alguns conceitos como aceleração, velocidade, torque, entre outros. Após o termino do semestre obteve-se um retorno positivo, já que Observou-se que 7 alunos tiveram 100% de presença aos encontros, 8 tiveram 89% (1 ausência), 4 tiveram 78% (2 ausências) e apenas 1 teve 67% (3 ausências). Foram solicitados trabalhos aos alunos para serem realizadas fora dos horários dos encontros, tendo-se recebido um retorno expressivo, sendo que 85% executaram todos os trabalhos. Em levantamento feito com os alunos, após o término das atividades, verificou-se que 56% prefeririam as atividades relacionadas à robótica, 28% ao meio ambiente e 17% ao processamento de imagens, mostram que a robótica é uma abordagem interessante ao se buscar motivar alunos. Tais resultados estão de acordo com trabalhos encontrados na literatura [Ruiz-Del-Solar, 2004][Nagchaudhuri, 2002]. Obteve-se também que 68% dos alunos gostariam de continuar as atividades, 32% teriam que avaliar a possibilidade de continuar e 0% não considerariam continuar. Pelos resultados apresentados, pode-se considerar que a metodologia implementada possibilitou manter o interesse dos alunos em continuar participar de atividades relacionadas à ciência e a tecnologia. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Ciência e Tecnologia (ICTS), Departamento de Engenharia Ambiental, Sorocaba, SP, Brasil | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Ciência e Tecnologia (ICTS), Departamento de Engenharia Ambiental, Sorocaba, SP, Brasil | |
dc.format.extent | 09874 | |
dc.identifier | http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTg3NA== | |
dc.identifier.citation | CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09892 | |
dc.identifier.file | 2013-09874-batista.pdf | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/146795 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.relation.ispartof | Congresso de Extensão Universitária | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | PROEX | |
dc.subject | Tecnologia | pt |
dc.subject | Motivação de alunos | pt |
dc.subject | Processamento de imagens | pt |
dc.subject | Meio ambiente | pt |
dc.subject | Robótica | pt |
dc.title | Impetus: motivando alunos para as áreas tecnológicas | pt |
dc.type | Trabalho apresentado em evento | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.author.lattes | 9625195382275378[4] | |
unesp.author.orcid | 0000-0002-7683-8729[4] | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Ciência e Tecnologia, Sorocaba | pt |
unesp.department | Engenharia Ambiental - ICTS | pt |
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