Logo do repositório
 

Investigando a própria prática: utilizando a metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação através da resolução de problemas para a compreensão do significado do zero nas operações de números naturais

dc.contributor.advisorOnuchic, Lourdes de la Rosa [UNESP]
dc.contributor.authorSantos, Katyane Romualdo dos
dc.date.accessioned2024-01-03T13:48:05Z
dc.date.available2024-01-03T13:48:05Z
dc.date.issued2023-11-23
dc.description.abstractEssa pesquisa tem um cunho qualitativo e o objetivo de responder “Como a compreensão do algarismo zero pode contribuir para a aprendizagem das operações básicas através da Resolução de Problemas?”. Quando se trata do zero é necessário revisitar a História da Matemática e estudar de seu nascimento até sua consolidação. Essa parte histórica do zero foi essencial para entender que as dificuldades para compreender esse número vêm desde os primórdios de sua criação com as civilizações babilônica, maia, chinesa e hindu que de alguma forma adicionaram o zero em seus sistemas de numeração. A última foi a que mais abraçou esse número, não apenas deixando-o guardado entre as ordens faltosas de um número, mas criando propriedades para ele. Hoje, está presente no cotidiano proporcionando avanços matemáticos, assim como na física, na engenharia e em outras áreas. É impossível pensar em um mundo sem o zero, contudo, muitas vezes, ainda é visto de forma pejorativa e insignificante. Além da preocupação com essa desvalorização do zero, esta pesquisa procurou lidar com dificuldades dos alunos em operações básicas da matemática. Aprofundamo-nos em cada uma dessas operações, estudando suas estruturas com a finalidade de investigar como o zero se comportava em cada uma dessas operações. Para responder à pergunta da pesquisa aliamos a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas com a Investigação da Própria Prática. A primeira propõe iniciar através de problemas para o ensino-aprendizagem dos alunos. Nessa metodologia o professor é mediador do processo de aprendizagem e, pode avaliar de forma ampla, cada um dos alunos, que são divididos em grupos. De outro modo, a Investigação da Própria Prática, busca valorizar a investigação em sala de aula do próprio professor que está lecionando, não necessitando intervenções de terceiros para resolver as próprias dificuldades em sala de aula. A pesquisa é uma revisão de conteúdo dos números naturais e dos problemas do campo aditivo e multiplicativo.pt
dc.description.abstractThis research has a qualitative nature and aims to answer “How can understanding the digit zero contribute to learning basic operations through Problem Solving?”. When it comes to zero, it is necessary to revisit the History of Mathematics and study from its birth to its consolidation. This historical part of zero was essential to understand that the difficulties in understanding this number come from the beginning of its creation with the Babylonian, Mayan, Chinese and Hindu civilizations that somehow added zero to their numbering systems. The last one was the one that most embraced this number, not just leaving it stored among the faulty orders of a number, but creating properties for it. Today, it is present in everyday life providing mathematical advances, as well as in physics, engineering and other areas. It is impossible to think of a world without zero, however, it is often still seen in a pejorative and insignificant way. In addition to the concern about this devaluation of zero, this research sought to deal with students' difficulties in basic mathematical operations. We delved deeper into each of these operations, studying their structures with the purpose of investigating how zero behaved in each of these operations. To answer the research question, we combine the Mathematics Teaching-Learning-Assessment Methodology through Problem Solving with the Investigation of Practice Itself. The first proposes to start with problems for the teaching-learning of students. In this methodology, the teacher is a mediator of the learning process and can comprehensively evaluate each of the students, who are divided into groups. In another way, the Investigation of Own Practice seeks to value the investigation in the classroom of the teacher himself who is teaching, not requiring interventions from third parties to resolve his own difficulties in the classroom. The research is a review of the content of natural numbers and problems in the additive and multiplicative field.en
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt
dc.identifier.citationSantos, Katyane Romualdo dos. Investigando a própria prática: utilizando a metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação através da resolução de problemas para a compreensão do significado do zero nas operações de números naturais. 2023. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro, 2023. https://hdl.handle.net/11449/252324pt
dc.identifier.lattes4698787118391219
dc.identifier.orcid0000-0001-6871-8754
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/252324
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectEnsino do zeropt
dc.subjectResolução de problemaspt
dc.subjectInvestigando a própria práticapt
dc.subjectProblemas do campo aditivo e multiplicativopt
dc.subjectTeaching from zeroen
dc.subjectProblem solvingen
dc.subjectInvestigating your own practiceen
dc.subjectProblems in the additive and multiplicative fielden
dc.titleInvestigando a própria prática: utilizando a metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação através da resolução de problemas para a compreensão do significado do zero nas operações de números naturaispt
dc.title.alternativeInvestigating your own practice: using the teaching-learning-assessment methodology through problem solving to understand the meaning of zero in the operations of natural numbersen
dc.typeDissertação de mestradopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claropt
unesp.embargoOnline
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramEducação Matemática - IGCE 33004137031P7
unesp.knowledgeAreaEnsino e aprendizagem da matemática e seus fundamentos filosófico-científicos
unesp.researchAreaResolução de Problemas

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
santos_kr_me_rcla.pdf
Tamanho:
5.61 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.1 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: