Publicação: Templo: renderização em tempo real e as novas possibilidades para a arte em vídeo
Carregando...
Data
2023-03-10
Orientador
Sarzi-Ribeiro, Regilene Aparecida 

Coorientador
Pós-graduação
Mídia e Tecnologia (mestrado profissional) - FAAC
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Os avanços das tecnologias midiáticas geram novas linguagens e possibilidades exploradas pela arte na contemporaneidade. A renderização de vídeo em tempo real tem contribuições para a arte do vídeo em interface com o campo da mídia e tecnologia. A partir da investigação da prática e inserção da técnica no processo criativo, foi criada a obra TEMPLO e um artbook para sua documentação. Os softwares traduzem em materialidades o elo entre arte e tecnologia e possibilitam a criação de ambientes surreais. A inserção de renderizadores em tempo real no processo artístico permite à arte do vídeo, a otimização dos processos de visualização e celeridade de renderização para produções artísticas digitais e ou on-line. Além disso, a interatividade é possibilitada por este tipo de renderização, permitindo que o interator modifique em tempo real as imagens e sons. O interator é indispensável para as obras interativas, eles têm o poder de criar narrativas únicas a cada interação. A partir da demonstração de utilização da renderização em tempo real, essa pesquisa visa contribuir para a compreensão da ferramenta e suas possibilidades.
Resumo (inglês)
Advances in media technologies generate new languages and possibilities explored by contemporary art. Real-time rendering has contributions to the art of video interfacing with the field of media and technology. From the investigation of the practice and insertion of the technique in the creative process, the work TEMPLO and an artbook for its documentation were created. The software translates the link between art and technology into materiality and enables the creation of surreal environments. The insertion of real-time renderer in the artistic process allows for video art, the optimization of visualization processes and rendering speed for digital and online artistic productions. In addition, interactivity is made possible by this type of rendering, allowing the interactor to modify images and sounds in real time. The interactor is indispensable for interactive art, they have the power to create unique narratives in each interaction. From the demonstration of the use of real-time rendering, this research aims to contribute to the understanding of the tool and its possibilities.
Descrição
Palavras-chave
Idioma
Português