Publicação: Memória organizacional e storytelling: um estudo da campanha estoy dentro, de José Cuervo, sobre reputação e confiabilidade
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Andrelo, Roseane 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Comunicação Social - FAAC
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (inglês)
Given the current context of business, globalization and high competitiveness, companies have increasingly used the concept of memory and created campaigns that can seek the public's trust and have impacts in theirs reputation. The intentional of this research is analyze how the companies use organizational memory and storytelling,focusing on a case study: two webseries of Estoy Dentro campaign, from Jose Cuervo. Search based from Edelman agency called Trust Barometer, it was possible conclude the degree of reliability in the first edition, composed with anonymous and real-life characters, comparing with second edition, realized with digital influencers. The case study was done through the methodology of content analysis with the technique of categorization, making it possible to analyze the episodes that were decomposed in: image, shooting plan, soundtrack, linguistic message, storytelling, organizational memory, organizational communication and experience. With this, it was allowed to observe the strategies used by the organization in the construction of the campaign, linking concepts of organizational memory, storytelling and reliability
Resumo (português)
Diante do contexto atual de negócios, era de globalização e alta competitividade, as empresas têm usado cada vez mais o conceito de memória e, com ela, realizado campanhas que conseguem buscar a confiança dos públicos e causar impacto em sua reputação. O presente estudo teve a intenção de analisar como as organizações utilizam-se da memória organizacional e do storytelling, focando em um estudo de caso: duas webséries da campanha Estoy Dentro, da marca Jose Cuervo. Com base na pesquisa da agência Edelman chamada TrustBarometer, foi possível concluir o grau de confiabilidade na primeira edição, construída com personagens anônimos e da vida real, comparada à segunda edição, realizada com influenciadores digitais. O estudo de caso foi feito através da metodologia de análise de conteúdo com a técnica de categorização, possibilitando a análise dos episódios que foram decompostos segundo: imagem, plano de filmagem, trilha sonora, mensagem linguística, storytelling, memória organizacional, comunicação organizacional e experiência. Com isso, foi possível observar as estratégias utilizadas pela organização na construção da campanha, atrelando conceitos de memória organizacional, storytelling e confiabilidade
Descrição
Palavras-chave
Arte de contar histórias, Reputação (Direito), Confiança do consumidor
Idioma
Português
Como citar
TEIXEIRA, Verônica de Oliveira. Memória organizacional e storytelling: um estudo da campanha estoy dentro, de José Cuervo, sobre reputação e confiabilidade. 2017. 104 p. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Comunicação Social-Relações Públicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2017.