Publicação: UMA PESQUISA SOBRE A PRÁTICA REFLEXIVA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA1
dc.contributor.author | Longuini, Marcos Daniel [UNESP] | |
dc.contributor.author | Nardi, Roberto [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2021-07-14T10:53:19Z | |
dc.date.available | 2021-07-14T10:53:19Z | |
dc.date.issued | 2002 | |
dc.description.abstract | The research here described consists of a study of seven prospective teachers majoring in Physics Teaching who were enrolled in a Physics Teaching Methods course during their last year before graduation. Prospective teachers' performance throughout the course was observed, which was organized around the development of a teaching unit on atmospheric pressure. The study aimed to examine the influence of these experiences on subject matter knowledge addressed in the course (i.e., atmospheric pressure), through the analyses of videotaped episodes. Moreover, it aimed to investigate what aspects addressed during the course were used to transform subject matter knowledge into pedagogical content knowledge. | en |
dc.description.abstract | A pesquisa aqui descrita consiste em um estudo envolvendo licenciados do último ano de um curso de Licenciatura em Física, matriculados na disciplina de Prática de Ensino de Física. Observou-se, durante um semestre, o desempenho dos licenciandos durante o transcorrer da disciplina, a qual se norteou na elaboração de uma seqüência de ensino sobre o tema Pressão Atmosférica e sua aplicação em situação de sala de aula. O estudo procurou analisar, por meio da análise das gravações dos episódios vivenciados pelos licenciandos no período, a influência deste processo sobre os conhecimentos específicos do conteúdo trabalhado (pressão atmosférica), assim como pesquisar quais, dentre os elementos trabalhados durante o curso, os licenciandos utilizaram para transformar o conteúdo específico em conteúdo pedagógico. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista, Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências | |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista, Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência. Departamento de Educação | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência. Departamento de Educação | |
dc.format.extent | 130-142 | |
dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172002040204 | |
dc.identifier.citation | Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte). Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 4, n. 2, p. 130-142, 2002. | |
dc.identifier.doi | 10.1590/1983-21172002040204 | |
dc.identifier.file | S1983-21172002000200130.pdf | |
dc.identifier.issn | 1983-2117 | |
dc.identifier.issn | 1415-2150 | |
dc.identifier.scielo | S1983-21172002000200130 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/213311 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais | |
dc.relation.ispartof | Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | SciELO | |
dc.subject | pre-service teacher education | en |
dc.subject | physics teaching methods courses | en |
dc.subject | teacher knowledge. | en |
dc.subject | livros didáticos de ciências | pt |
dc.subject | concepções de natureza | pt |
dc.subject | séries iniciais do ensino fundamental. | pt |
dc.title | UMA PESQUISA SOBRE A PRÁTICA REFLEXIVA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA1 | pt |
dc.type | Artigo | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.department | Educação - FC | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- S1983-21172002000200130.pdf
- Tamanho:
- 944.96 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format