Logotipo do repositório
 

Publicação:
Novos trilhos: a reinserção da área da estação ferroviária de Dracena no contexto urbano atual

dc.contributor.advisorHirao, Hélio [UNESP]
dc.contributor.authorMuñoz, Luiza Sobhie [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-03-08T12:50:50Z
dc.date.available2016-03-08T12:50:50Z
dc.date.issued2015-03-30
dc.description.abstractDracena, located in Presidente Prudente's region and founded in 1945, is a coffe and cotton's expansion and had your development by the advance of the Paulista Company of Railroads' tracks. For a long time the train was part of the city's and people's daily life. However, with the decline of rail trasport, the train station and a whole have become spaces without meaning and use. Thus, this final graduation work os Architecural and Urbanism course, aims to reintegrate in the urban área of Dracena Station and upgrade their space. To this end, based on the critical restoration theories and the projective references chosen were proposed the restoration of the railway station building and the creation of na annex for the Department of Culture. To enable the reintegration of the area into the urban fabric was proposed to create a linear park that provides a leisure space above the city and the lack of green areas. Preserving these spaces in a time when changes occur so quickly means keeping alive the memory and history of cities and allow new generations to take noticeen
dc.description.abstractDracena, localizada na região de Presidente Prudente e fundada em 1945, é fruto da expansão cafeeira e algodoeira e teve seu desenvolvimento marcado pelo avanço dos trilhos da Companhia Paulista de Estradas de Ferro. Durante muito tempo o trem fez parte do cotidiano da cidade e de seus citadinos. Porém, com o declínio do transporte ferroviário, a Estação Ferroviária e seu conjunto tornaram-se espaços sem significado e uso. Dessa forma, este trabalho final de graduação do curso de Arquitetura e Urbanismo tem como objetivo reinserir na malha urbana a área da Estação de Dracena e requalificar seus espaços. Para tal, com base nas teorias de restauro crítico e nas referências projetuais escolhidas, foram propostas a restauração do prédio da Estação Ferroviária e a criação de um anexo destinado à Secretaria de Cultura. Para possibilitar a reintegração da área à malha urbana foi proposta a criação de um parque linear que propicie um espaço de lazer à cidade e supra a carência de áreas verdes. Preservar esses espaços em uma época em que as mudanças ocorrem tão rapidamente significa manter viva a memória e a história das cidades e permitir que as novas gerações possam tomar conhecimentopt
dc.identifier.aleph000858149
dc.identifier.citationMUÑOZ, Luiza Sobhie. Novos trilhos: a reinserção da área da estação ferroviária de Dracena no contexto urbano atual. 2015. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (Graduação - Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2015.
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-02-25/000858149.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/136157
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectArquiteturapt
dc.subjectCompanhia Paulista de Estradas de Ferropt
dc.subjectFerrovias - Dracena (SP)pt
dc.subjectFerrovias - Preservaçãopt
dc.titleNovos trilhos: a reinserção da área da estação ferroviária de Dracena no contexto urbano atualpt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
unesp.undergraduateArquitetura e Urbanismo - FCTpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
000858149.pdf
Tamanho:
16.22 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format