Publicação: Ficha de Verificação de Serviço (FVS): estudo sobre a utilização desta ferramenta de qualidade para melhorar o desempenho pós-obra em um empreendimento de construção civil
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Data
Autores
Orientador
Martins, Marcelo Sampaio 

Freitas, Marcia Regina de 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Engenharia Civil - feg
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Atualmente, o objetivo do construtor deve ser entregar uma construção de alta qualidade, com todos os sistemas funcionando com excelência, de forma que não tenha que solucionar problemas futuros possivelmente evitáveis ao longo dos processos construtivos. Eventuais falhas ou defeitos numa edificação recém-construída implicam em aberturas de Solicitações de Atendimento ao Consumidor (SACs), tanto por parte dos moradores quanto por parte do próprio condomínio, o que acarreta em diversos encargos. Custos para a construtora e logística envolvendo equipe capacitada para colocar em prática a engenharia diagnóstica são exemplos disso. Sendo a avaliação dos índices decorrentes do preenchimento da Ficha de Verificação de Serviços (FVS) a forma mais prática de aferir a qualidade dos serviços que estão ocorrendo numa obra, as FVSs são extremamente valiosas quando os profissionais que as preenchem estão devidamente qualificados para tal. Um estudo de caso sobre uma obra residencial e comercial localizada na cidade de São José dos Campos/SP foi realizado para comprovar como alguns fatores obtidos na FVS facilitam o checklist final antes de um apartamento ser entregue para a vistoria de entrada do cliente, além de como ela é essencial para evitar retrabalho após a entrega do empreendimento. Após analisar as SACs abertas ao longo do período estudado, conclui-se que 69% delas teriam sido evitadas com a correta utilização da ferramenta FVS no decorrer da obra.
Resumo (inglês)
Currently, the constructor’s objective must be to deliver a building of extreme quality, with all systems working with excellence, so that they do not have to solve future problems possibly avoidable during the construction processes. Any flaws or defects in a newly constructed building imply the opening of a Customer Service Call (SAC), both by residents and by the condominium itself, which implies further expense. Costs for the construction company and logistics involving a team trained to put diagnostic engineering into practice are examples of this. Being the most practical way of assessing the quality of the services taking place in a construction site, the indexes resulting from the completion of the Service Verification Forms (FVSs) are extremely valuable when the professionals who fill them out are fully qualified to do so. A case study was performed on a residential and commercial project located in São José dos Campos showing how some factors obtained in the FVS helps with the final checklist before an apartment is delivered for the client's inspection, in addition to how it is essential to avoid rework after delivering the project. After analyzing all the SACs open during the studied period, it is concluded that 69% of them would have been avoided if the FVS tool was correctly applied during the construction.
Descrição
Palavras-chave
Ficha de Verificação de Serviço, Gestão da Qualidade, ABNT NBR 15.575:2013, Manual do Proprietário, Manutenção Predial, Service Verification Form, Quality management, Owner's manual, Building maintenance, Gestão da qualidade total, Controle de qualidade, Manutenção de edifícios
Idioma
Português