Logotipo do repositório
 

Publicação:
Desenvolvimento do pensamento algébrico nos anos finais do Ensino Fundamental I: contribuições acadêmicas e reflexões teórico-práticas

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Dias, Marisa da Silva

Coorientador

Pós-graduação

Docência para a Educação Básica - FC

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

O objetivo da pesquisa é investigar as contribuições que as produções acadêmicas publicadas desde 2014 podem oferecer para subsidiar a construção de um currículo para o desenvolvimento do pensamento algébrico nos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. A pesquisa está baseada na metodologia de Análise de Conteúdo cuja coleta foi realizada nos bancos de dados SciELO (Scientific Eletronic Library Online), BDTD (Biblioteca Digital de Teses e Dissertações), Web of Science e Google Acadêmico, guiada pela pergunta: quais contribuições acadêmicas sobre o desenvolvimento do pensamento algébrico de estudantes dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental foram publicadas desde 2014?A metodologia resultou em um corpus constituído de dez documentos, que geraram a grelha com as categorias: generalização, variável, linguagem e situações de aprendizagem. Frente a cada uma das categorias, a análise sob a base da Teoria Histórico-Cultural, se direcionou às características do pensamento algébrico – com enfoque na variável,generalização e linguagem nas situações de aprendizagem de cada documento a fim de contribuir com maior proximidade ao conteúdo curricular.Foram incluídos também apontamentos e reflexões sobre o ensino de álgebra em documentos norteadores para o ensino fundamental: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e os Principles and Standards for School Mathematics, elaborado pelo NCTM (National Council of Teachers of Mathematics), o Currículo Comum de Bauru e o Common Core Standard.Pudemos verificar que a maioria das contribuições acadêmicas analisadas, exploram situações de aprendizagem centradas na lógica formal, não priorizando o movimento do pensamento algébrico dos estudantes, e sim a reprodução e sistematização deste conteúdo. O produto da pesquisa é uma história em quadrinhos construída com pressupostos da Teoria Histórico-Cultural como complemento à contribuição para o desenvolvimento do pensamento algébrico no Ensino Fundamental.

Resumo (inglês)

The objective of the research is to investigate the contributions that the published academic productions since 2014 can offer to subsidize the construction of a curriculum for the development of algebraic thought in the 4th and 5th years of Elementary School. The research is based on the methodology of Content Analysis whose collection was carried out in the SciELO (Scientific Electronic Library Online), BDTD (Digital Library of Theses and Dissertations), Web of Science and Google Scholar databases, guided by the question: which academic contributions on the development of algebraic thinking of students in grades 4 and 5 have been published since 2014? The methodology resulted in a corpus consisting of ten documents, which generated the grid with the categories: generalization, variable, language and situations of learning. Facing each of the categories, the analysis based on the HistoricalCultural Theory, focused on the characteristics of algebraic thinking - focusing on the variable, generalization and language in the learning situations of each document in order to contribute with greater proximity to the content curricular. We also included notes and reflections on the teaching of algebra in guiding documents for elementary school: the National Curricular Common Base (BNCC), the National Curriculum Parameters (PCN) and the Principles and Standards for School Mathematics, developed by the NCTM ( We can verify that most of the analyzed academic contributions explore learning situations centered on the formal logic, not prioritizing the students' algebraic thinking movement, but rather the reproduction and systematization of this content. The product of the research is a comic book constructed with assumptions of the Historical-Cultural Theory as a comp

Descrição

Palavras-chave

Pensamento algébrico, Ensino fundamental, Histórico-cultural, Algebraic thinking, Elementary education, Cultural-history

Idioma

Português

Como citar

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação