Logo do repositório
 

Pérola gera arte: (re)ações entre gêneros

dc.contributor.authorSerni, Nicole Mioni [UNESP]
dc.contributor.authorPaula, Luciane de [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-07-15T18:28:40Z
dc.date.available2015-07-15T18:28:40Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractThis paper is part of a larger project. The purpose of this paper is to discuss the movie Girl With a Pearl Earring (2003) by Peter Webber using the theoretical perspective of dialogue from the Bakhtin Circle, Medved, Volochinov. The multidisciplinary and interartistic potential of cinema is considered in this paper when the linguistic organization and the translinguistic elements in the corpus are focused on and understood as an example of cinema genre as discussed in the Russian Circle. The study of the ways of incorporation of different genericities by cinema, illustrated by the dialogues between the pictorial genre, the novel and the movies contribute to the recognition of the cinema as a genre that is composed by the incorporation of other genres. The construction of the cinematographic work in analysis will be regarded in its architectonic (form, content and style) and in the activity field in which it circulates.en
dc.description.abstractO presente artigo é parte de um projeto maior. O objetivo deste trabalho é refletir acerca do filme Moça com brinco de pérola (2003), de Peter Webber, a partir da concepção de diálogo, questão balizadora dos estudos do Círculo Bakhtin, Medvedev, Volochinov. O potencial multidisciplinar ou interartístico do cinema é contemplado na pesquisa ao se voltar para a organização dos elementos linguísticos e translinguísticos do corpus, compreendido como exemplar do gênero cinema, conforme a concepção de gênero discutida nas análises do Círculo russo. O estudo das formas de incorporação de diferentes genericidades pelo cinema, ilustrado pelos diálogos entre o gênero pictórico, o romance e o filme, pode contribuir para o reconhecimento do gênero cinema como sendo constituído por meio da incorporação de outros gêneros. A construção da obra cinematográfica em análise será aqui considerada em sua arquitetônica (forma, conteúdo e estilo) e na esfera de atividade em que circula.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, Av. Dom Antonio, 2100, Parque Universitário, CEP 19806900, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, Av. Dom Antonio, 2100, Parque Universitário, CEP 19806900, SP, Brasil
dc.format.extent45-58
dc.identifierhttp://www.revistanome.com.br/download/Artigo4.pdf
dc.identifier.citationNOME- Revista de Letras, v. 1, n. 1, p. 45-58, 2012.
dc.identifier.issn2238-572X
dc.identifier.lattes9546185363173636
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/125213
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofNOME- Revista de Letras
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectDialogueen
dc.subjectGenreen
dc.subjectCinemaen
dc.subjectCinemapt
dc.subjectDiálogopt
dc.subjectGêneropt
dc.subjectIntergênerospt
dc.titlePérola gera arte: (re)ações entre gênerospt
dc.typeArtigopt
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublicationc3f68528-5ea8-4b32-a9f4-3cfbd4bba64d
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscoveryc3f68528-5ea8-4b32-a9f4-3cfbd4bba64d
unesp.author.lattes9546185363173636
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assispt

Arquivos