Publicação: Explorando o ensino híbrido em física: uma proposta para o ensino de fenômenos ondulatórios utilizando ferramentas multimidiáticas
dc.contributor.advisor | Souza Filho, Moacir Pereira de [UNESP] | |
dc.contributor.author | Caversan, Rodolfo Henrique de Mello [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2017-01-24T16:24:20Z | |
dc.date.available | 2017-01-24T16:24:20Z | |
dc.date.issued | 2016-11-23 | |
dc.description.abstract | Esta pesquisa consiste no desenvolvimento de um site com recursos multimidiáticos e planos de aula baseadas na metodologia híbrida a serem utilizados como instrumentos para o ensino dos fenômenos ondulatórios. Os conteúdos textuais que compõem o site App Fenômenos Ondulatórios – MNPEF foram desenvolvidos exclusivamente para esta pesquisa, de forma que abordassem os tópicos a partir de temas geradores. O material desenvolvido foi aplicado em voluntários do ensino médio, ao longo de quatro encontros, que foram estruturados de forma a mesclar dois modelos do ensino híbrido: rotação por estações e laboratório rotacional. A análise, de caráter qualitativa, foi pautada nas impressões do pesquisador, questionários da plataforma Google e diários de bordo confeccionados pelos estudantes voluntários. De forma geral, percebeu-se a valorização do papel do professor e a efetividade da proposta metodológica utilizada, pois esta tornou o processo de ensino e aprendizagem dinâmico e eficiente. Outro ponto significativo foi a possibilidade de oferecer aos alunos envolvidos uma postura mais ativa ao longo dessa jornada pelo conhecimento. | pt |
dc.identifier.aleph | 000878752 | |
dc.identifier.capes | 33283010001P5 | |
dc.identifier.lattes | 9240823312105954 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/148578 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.subject | Ensino de física | pt |
dc.subject | Ensino híbrido | pt |
dc.subject | Tecnologias digitais da informação e comunicação | pt |
dc.subject | Ferramentas Google | pt |
dc.subject | Fenômenos ondulatórios | pt |
dc.title | Explorando o ensino híbrido em física: uma proposta para o ensino de fenômenos ondulatórios utilizando ferramentas multimidiáticas | pt |
dc.title.alternative | Exploring the physics hybrid teaching: a proposal for the teaching of wavy phenomena using multimediatic tools | en |
dc.type | Dissertação de mestrado | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.advisor.lattes | 9240823312105954 | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente | pt |
unesp.embargo | Online | pt |
unesp.graduateProgram | Ensino de Física - FCT | pt |
unesp.knowledgeArea | Outra | pt |
unesp.researchArea | Processos de Ensino e Aprendizagem e Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino de Física | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- caversan_rhm_me_prud.pdf
- Tamanho:
- 5.01 MB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
- Descrição:
Licença do Pacote
1 - 1 de 1
Nenhuma Miniatura disponível
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 3.05 KB
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição: