Publicação: “Mova-se!”: contribuições da extensão universitária na formação em educação física
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Alves, Flávio Soares 

Vargas, Aline Fernanda Ferreira 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Educação Física - IB
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O “MOVA-SE!”, que será o objeto a ser analisado nesse trabalho em conjunto com outros pilares presentes dentro da atividade extensionista: ginástica, dança, e extensão universitária. Ele foi atividade de extensão criada no ano de 2015 no departamento de Educação Física, do Instituto de Biociências da UNESP de Rio Claro. Esse estudo tem como objetivo trazer ao leitor algumas reflexões acerca das contribuições de uma extensão universitária para os alunos de graduação em educação física, campus Rio Claro, compreender o conhecimento gerado na vivência dentro desta atividade. Trata-se de uma pesquisa do tipo qualitativa, que se apoiará principalmente na pesquisa bibliográfica e na experiência da pesquisadora com o objeto aqui em questão – a vivência no “MOVA-SE!”. A ideia de que uma formação profissional em Educação Física mais qualificada não depende apenas de uma boa graduação, mas também das experiências práticas que a universidade pode oferecer a partir do contexto da extensão universitária, portanto constatado a partir desse trabalho que a extensão universitária é imprescindível para a formação de um profissional mais qualificado, influenciando a potência competitiva dos futuros profissionais de Educação Física.
Resumo (inglês)
The “MOVA-SE!”, Which will be the object to be analyzed in this work together with other pillars present in the extension activity: gymnastics, dance, and university extension. It was an extension activity created in 2015 in the Physical Education department, at the Biosciences Institute of UNESP in Rio Claro. This study aims to bring the reader some reflections about the contributions of a university extension for undergraduate students in physical education, campus Rio Claro, to understand the knowledge generated in the experience within this activity. It is a qualitative type of research, which will be based mainly on bibliographic research and the researcher's experience with the object in question - the experience in “MOVA-SE!”. The idea that a more qualified Physical Education professional training does not depend only on a good graduation, but also on the practical experiences that the university can offer from the context of university extension, therefore I see from this work that university extension is essential for the formation of a more qualified professional, influencing the competitive power of future Physical Education professionals.
Descrição
Palavras-chave
Educação física, Ginástica, Ginástica de condicionamento, Dança, Extensão universitária, Gymnastics, Conditioning gymnastics, University extension, Dance
Idioma
Português