Gestão e uso das tecnologias da informação e comunicação midiática no âmbito da gestão do conhecimento organizacional
Carregando...
Data
Orientador
Moraes, Cássia Regina Bassan de 

Coorientador
Pós-graduação
Ciência da Informação - FFC
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Tese de doutorado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
As tecnologias da informação e comunicação midiática são ferramentas que propiciam o armazenamento, acesso, uso e compartilhamento de dados e informação nos mais diversos formatos e contextos organizacionais. Portanto, o problema de pesquisa está vinculado às seguintes questões: Como as tecnologias da informação e comunicação midiática contribuem no processo de construção de conhecimento? A definição de aspectos relevantes de gestão e uso de tecnologias informacionais são relevantes para o desenvolvimento organizacional? O objetivo desta tese de doutorado é analisar e propor um conjunto de aspectos relevantes de gestão e uso das tecnologias da informação e comunicação midiática no processo de gestão do conhecimento organizacional. De tal modo, as organizações poderão fazer bom e devido uso dessas ferramentas informacionais, agregando vantagens competitivas e que contribuirão com o desenvolvimento das organizações. Para tanto, na metodologia de análise e construção de representações conceituais, utilizou-se o método Estudo de Caso de Yin (2010). Trata-se de uma pesquisa descritiva, de caráter exploratório e natureza qualiquantitativa. Frente os resultados, desenvolveu-se na seção 8 os aspectos relevantes de gestão e uso de tecnologias da informação e comunicação midiática no processo de gestão do conhecimento, a qual contempla, contextos organizacionais, culturais, comportamentais e conceitos de tecnologias midiáticas e gestão do conhecimento para o contexto organizacional. Ainda, os resultados mostraram que a empresa privada pesquisada utiliza as tecnologias da informação e comunicação midiática com o propósito de facilitar na organização de informações, comunicações entre os colaboradores, ações cotidianas e, também, no armazenamento de informação para posteriores tomadas de decisão relacionadas ao microambiente e macroambiente. Portanto, o Estudo de Caso foi essencial na obtenção de informações estratégicas para a construção dos resultados. Nesse viés, buscou-se evidenciar nesta pesquisa maior clareza dos processos de gerenciamento de tecnologias no ambiente empresarial, expondo maneiras eficazes de melhor aproveitamento do uso das tecnologias midiáticas, ainda, no processo de gestão do conhecimento. Assim, as tecnologias da informação e comunicação midiática apresentam-se mais do que ferramentas do cotidiano, são tecnologias propiciadoras de conhecimentos, os quais podem ser transformados em vantagens competitivas e de utilização relevante para as organizações
Resumo (inglês)
Information and media communication technologies are tools that enable the storage, access, use, and sharing of data and information in a wide variety of formats and organizational contexts. Therefore, the research problem is linked to the following questions: How do information and media communication technologies contribute to the knowledge construction process? Is the definition of relevant aspects of information technology management and use relevant to organizational development? The objective of this doctoral thesis is to analyze and propose a set of relevant aspects of information and media communication technology management and use in the organizational knowledge management process. This way, organizations can make effective and appropriate use of these information tools, gain competitive advantages and contribute to organizational development. To this end, Yin's (2010) case study method was used in the methodology for analysis and construction of conceptual representations. This is a descriptive, exploratory, and qualitative-quantitative study. Based on the results, Section 8 developed relevant aspects of the management and use of information and media communication technologies in the knowledge management process, which encompasses organizational, cultural, and behavioral contexts, as well as concepts of media technologies and knowledge management within the organizational context. Furthermore, the results showed that the private company studied uses information and media communication technologies to facilitate information organization, communication among employees, daily activities, and information storage for later decision-making related to the micro- and macro-environment. Therefore, the Case Study was essential in obtaining strategic information for the construction of the results. In this context, this research sought to provide greater clarity on technology management processes in the business environment, exposing effective ways to better utilize media technologies in the knowledge management process. Thus, information and media communication technologies are more than just everyday tools; they are knowledge-enabling technologies that can be transformed into competitive advantages and relevant uses for organizations
Descrição
Palavras-chave
Gestão do conhecimento, Tecnologia midiática, Tecnologias da informação e comunicação, Desenvolvimento organizacional, Knowledge management, Media technology, Information and communications technology, Organizational change
Idioma
Português
Citação
BARBOSA, E. H. S. Gestão e uso das tecnologias da informação e comunicação midiática no âmbito da gestão do conhecimento organizacional. 2025. 272 p. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília, 2025.

