Publicação: Contribuição dos jogos no processo de alfabetização
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Osti, Andréia 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Rio Claro - IB - Pedagogia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Por mais que a alfabetização seja um tema bastante pesquisado no meio educacional, ainda assim, não existe entre os pesquisadores uma concordância sobre quais métodos pedagógicos são mais viáveis e que garantam de forma eficaz o aprendizado da leitura e da escrita alfabética pelos alunos, principalmente da educação básica. Dessa forma, este texto tem como finalidade verificar quais são as contribuições na aplicação dos jogos pedagógicos, para o processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para analisar tais contribuições, se fez necessário a leitura e análise do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), uma vez que tal programa destaca o lúdico como uma condição básica no processo de ensino-aprendizagem da criança.
Resumo (inglês)
As much as literacy is a much researched topic in the educational environment, there is still no agreement among researchers on which pedagogical methods are most viable and that effectively guarantee the learning of reading and alphabetic writing by students, especially basic education. Thus, this text aims to verify what are the contributions in the application of pedagogical games, for the process of literacy and literacy in the early years of Elementary School. To analyze such contributions, it was necessary to read and analyze the National Pact for Literacy at the Right Age (PNAIC), since such a program highlights the playful as a basic condition in the teaching-learning process of the child.
Descrição
Palavras-chave
Alfabetização, Jogos, Processo, Aprendizagem, Games, Process, Literacy, Learning
Idioma
Português