Logotipo do repositório
 

Publicação:
Construção de conceitos de física moderna e sobre a natureza da ciência com o suporte da hipermídia

dc.contributor.authorMachado, D.I.
dc.contributor.authorNardi, Roberto [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-05-20T15:08:40Z
dc.date.available2014-05-20T15:08:40Z
dc.date.issued2006-01-01
dc.description.abstractApresentam-se os resultados de uma pesquisa sobre a construção de conceitos de Física Moderna e sobre a natureza da Ciência com o apoio da hipermídia, que envolveu a produção e avaliação de um software educacional. A proposta didática fundamentou-se na Teoria da Aprendizagem de Ausubel, em orientações para a implementação de sistemas hipermídia educacionais e em abordagens derivadas da pesquisa em Ensino de Ciências, dentre as quais o enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade, ponderações quanto à importância pedagógica da História e Filosofia da Ciência e considerações sobre a inserção de Física Moderna no Ensino Médio. O programa foi avaliado por pesquisadores de Ensino de Física e licenciandos de Física e, após a incorporação de algumas sugestões realizadas, foi testado por estudantes do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública. Obtiveram-se indícios de que o uso do computador foi fator de motivação dos estudantes; a diversidade de elementos de mídia auxiliou-os a fixar a atenção sobre o conteúdo e favoreceu a visualização e interpretação dos fenômenos, facilitando ainda o raciocínio; o hipertexto estruturado em conformidade com princípios ausubelianos contribuiu para a percepção da relação entre os conceitos e ajudou no desenvolvimento de subsunçores para apoiar a aprendizagem subseqüente. Constatou-se que a proposta didática avaliada favoreceu a evolução das concepções da maior parte dos estudantes quanto ao conceito de equivalência massa-energia e suas implicações; às relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade, incluindo aspectos ambientais e políticos; ao papel da Ética no desenvolvimento e aplicação dos conhecimentos científicos; ao progresso da Ciência ao longo do tempo.pt
dc.description.abstractThe results of a research that involves production and evaluation of a hypermedia about concept development of Modern Physics and the nature of Science are presented. The didactic proposal was based in Ausubel's Learning Theory, on orientations for the implementation of educational hypermedia systems and also took into account results of research in Science Teaching, such as, Science-Technology-Society, reflections on the pedagogical importance of the History and Philosophy of Science and considerations about Modern Physics insertion in high school. The hypermedia was evaluated by a group of Physics Teaching researchers and in training (for Physics Teaching) undergraduate students. After some of the suggestions made in this study were introduced in the system, it was tested with a group of third-year students of a public high school. The information obtained shows that the use of the computer was a motivating factor for the students. The diversity of elements of the software helped them to maintain interest in the content and also contributed to the visualization and interpretation of phenomena, thus, facilitating their reasoning. The hypermedia, structured in accordance with ausubelian principles, contributed to their perception of concepts relationships and helped them to develop subsumers to support their subsequent learning. The results show that this type of instruction facilitates the evolution of the conceptions most of the student held before, related to: the concept of mass-energy equivalence and its implications; the relationships between Science, Technology and Society and their environmental and political implications; the role of Ethics in the development and application of scientific knowledge and the evolution of Science.en
dc.description.affiliationUniversidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Departamento de Educação
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Departamento de Educação
dc.format.extent473-485
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1806-11172006000400010
dc.identifier.citationRevista Brasileira de Ensino de Física. Sociedade Brasileira de Física, v. 28, n. 4, p. 473-485, 2006.
dc.identifier.doi10.1590/S1806-11172006000400010
dc.identifier.fileS1806-11172006000400010.pdf
dc.identifier.issn1806-1117
dc.identifier.lattes4449947783474945
dc.identifier.scieloS1806-11172006000400010
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/26955
dc.language.isopor
dc.publisherSociedade Brasileira de Física
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Ensino de Física
dc.relation.ispartofsjr0,202
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectAusubelpt
dc.subjectconstrutivismopt
dc.subjectensino Ciência-Tecnologia-Sociedadept
dc.subjectensino de Físicapt
dc.subjecthipermídiapt
dc.subjectFísica Modernapt
dc.subjectAusubelen
dc.subjectconstructivismen
dc.subjectScience-Technology-Society teachingen
dc.subjectPhysics teachingen
dc.subjecthypermediaen
dc.subjectmodern physicsen
dc.titleConstrução de conceitos de física moderna e sobre a natureza da ciência com o suporte da hipermídiapt
dc.title.alternativeConstruction of concepts of modern physics and on the nature of science with the support of hypermediaen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes4449947783474945
unesp.author.orcid0000-0002-5018-3621[2]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.departmentEducação - FCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S1806-11172006000400010.pdf
Tamanho:
192.75 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: