Logotipo do repositório
 

Publicação:
Educação musical no ensino médio, uma proposta

dc.contributor.advisorChristov, Luiza Helena da Silva [UNESP]
dc.contributor.authorVecchini, Felipe Zamuner [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-08-30T17:49:47Z
dc.date.available2016-08-30T17:49:47Z
dc.date.issued2016-06-28
dc.description.abstractO presente trabalho tem como foco a reflexão sobre o desenvolvimento de uma proposta de educação musical, utilizando a expressão cultural do maracatu de baque virado, com uma turma de ensino médio de uma escola pública da rede estadual em Piracicaba, interior de São Paulo. Por meio de exercícios práticos de percepção rítmica e de percussão corporal, buscamos envolver os estudantes participantes da pesquisa em práticas significativas que contribuíssem para a ampliação do repertório cultural dos mesmos, através do uso de alguns ritmos de tradição popular presentes em Piracicaba-SP, sobretudo o maracatu de baque virado. Através dessa experiência coletiva foi possível desenvolver uma sensibilização com os estudantes acerca da diversidade de ritmos e culturas existentes na região, possibilitando uma abertura dos esquemas de percepção e de pensamento (PENNA, 2012) para as diferentes expressões culturais. Desse modo, foi possível contribuir para a ampliação da reflexão acadêmica sobre e educação musical no ensino médio em escolas públicas.pt
dc.description.abstractThe current paper aims to reflect on the development of a music education proposal that works with the cultural manifestation of the maracatu de baque virado within a high school class in a public school from the city of Piracicaba, interior of the State of São Paulo. By means of some practical exercises of rhythmic perception and body percussion, we sought to envolve the students participants of the research in significative practices that contributed to broaden their cultural repertoire by employing some of the rhythms of the popular tradition present in the city of Piracicaba-SP, specially the maracatu de baque virado. Through this collective experience, we could develop a sensibilization on the diversity of rhythms and cultures of this region, allowing an opening on the thought and perception schemes (PENNA, 2012) for the different cultural expressions. Thus, it was possible to contribute to the broadening of the academic reflection on music education with high school students at the public school.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.description.sponsorshipIdCAPES: 106.613-7
dc.identifier.aleph000872272
dc.identifier.capes33004013063P4
dc.identifier.lattes6759357428919652
dc.identifier.lattes0881287710938442
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/143482
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectEducação musicalpt
dc.subjectEnsino médiopt
dc.subjectMaracatu de baque viradopt
dc.subjectEscola públicapt
dc.subjectMusic educationen
dc.subjectHigh schoolen
dc.subjectPublic schoolen
dc.titleEducação musical no ensino médio, uma propostapt
dc.title.alternativeMusic education in the high school, a proposalen
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes0881287710938442
unesp.author.lattes6759357428919652
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulopt
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramArtes - IApt
unesp.knowledgeAreaArte e educaçãopt
unesp.researchAreaProcessos de ensino, aprendizagem e criação em Artespt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
vecchini_fz_me_ia.pdf
Tamanho:
115.96 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.94 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: