Publicação: Uma proposta de metodologia para o ensino do basquetebol
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Machado, Afonso Antonio 

Oliveira, Bruna Feitosa de 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Educação Física - IB
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O esporte quando praticado na infância e adolescência pode ser valioso para
o desenvolvimento de aspectos físicos, cognitivos, psicológicos e sociais, além de
participar da formação da vontade e caráter. Como modalidade esportiva, o
basquete oferece, através de suas características específicas, um ambiente
favorável para trabalhar fatores importantes para seus praticantes. Sendo assim, o
objetivo do presente estudo, caracterizado como desenvolvimento de técnica e/ou
produto, foi criar uma metodologia de basquetebol para crianças e adolescentes na
faixa etária de 07 a 17 anos que esteja alinhada à literatura científica recente da
psicologia e pedagogia do esporte. Para isso, foram formuladas diretrizes práticas
para preparação de aulas, levando em conta aspectos externos, como os pais e/ou
responsáveis, a instituição e os professores, colocando sempre os alunos em
primeiro lugar e propondo modelos de aula para exemplificação. Por fim, concluiu-se
que é de suma importância que o aluno, em toda a sua integralidade e
complexidade, seja o foco de uma metodologia de ensino-aprendizagem para que
seu desenvolvimento esportivo e pessoal possa ser otimizado ao máximo.
Resumo (inglês)
When practiced in childhood and adolescence, sport can be valuable for the
development of physical, cognitive, psychological and social aspects, in addition to
participating in the formation of will and character. As a sport, basketball offers,
through its specific characteristics, a favorable environment to work on important
factors for its practitioners. Therefore, the objective of the present study,
characterized as a product development, was to create a basketball methodology for
children and adolescents aged between 7 and 17 years that is aligned with the recent
scientific literature on psychology and sport pedagogy. Therefore, practical guidelines
were formulated for class preparation, taking into account external aspects, such as
parents and/or guardians, the institution and teachers, always putting students first
and proposing class models for exemplification. Finally, it was concluded that it is
import that the student, in all its complexity, be the focus of a methodology so that
their sports and personal development can be optimized to the maximum.
Descrição
Palavras-chave
Basquetebol, Psicologia do esporte, Pedagogia do esporte, Basketball, Sports psychology, Sports pedagogy
Idioma
Português