Repository logo
 

Publication:
Arte colaborativa e arte-educação: um encontro com a poética da memória a partir do projeto "Guardanapos Poéticos" de Daniel Viana

dc.contributor.advisorRibeiro, Regilene Aparecida Sarzi [UNESP]
dc.contributor.authorMotta, Luiz Felipe
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2023-02-09T11:23:11Z
dc.date.available2023-02-09T11:23:11Z
dc.date.issued2023-02-03
dc.description.abstractEsta pesquisa percorre a memória, despertada por meio da arte colaborativa, e em relação com a arte-educação, a partir do projeto artístico “Guardanapos Poéticos” (2012), do artista brasileiro Daniel Viana. Tem por objetivos investigar e relacionar a memória, a arte colaborativa e o ensino da arte, bem como analisar e contextualizar o projeto “Guardanapos Poéticos” de Daniel Viana. Assim, com um estudo sobre arte colaborativa e memória, questiona-se: seria possível estabelecer uma relação de pertencimento, sentir-se parte da arte e seu fazer artístico? Os envolvidos seriam provocados a um encontro com a própria poética da memória? E essa prática artística poderia ser aplicada e desenvolvida também no contexto do ensino da arte? O método escolhido para esta pesquisa qualitativa consiste em levantamento e coleta de dados, com estudo exploratório e descritivo, a partir dos teóricos Ana Mae Barbosa (2014), John Dewey (2010), Paulo Freire (1996) e Walter Benjamin (1987).pt
dc.description.abstractThis research goes through the memory awakened through collaborative art, and in relation to art education, from the artistic project “Guardanapos Poéticos” (2012), by the Brazilian artist Daniel Viana. It aims to investigate and relate memory, collaborative art and art education, and to analyze and contextualize Daniel Viana's “Guardanapos Poéticos” project. Thus, with a study on collaborative art and memory, it is questioned: would it be possible to establish a relationship of belonging, to feel part of art and its artistic work? Would those involved be provoked to an encounter with the very poetics of memory? And could this artistic practice also be applied and developed in the context of art teaching? The method chosen for this qualitative research consists of surveying and collecting data, with an exploratory and descriptive study, based on theorists Ana Mae Barbosa (2014), John Dewey (2010), Paulo Freire (1996) and Walter Benjamin (1987).en
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamento
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/239408
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectArtept
dc.subjectMemóriapt
dc.subjectEnsino da artept
dc.subjectDaniel Vianapt
dc.subjectMemoryen
dc.subjectCollaborative arten
dc.subjectArt teachingen
dc.titleArte colaborativa e arte-educação: um encontro com a poética da memória a partir do projeto "Guardanapos Poéticos" de Daniel Vianapt
dc.title.alternativeCollaborative art and art-education: an encounter with the poetics of memory from Daniel Viana's "Guardanapos Poéticos" projecten
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Baurupt
unesp.undergraduateArtes Visuais - FAACpt

Files

Original bundle

Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
mota_lf_tcc_bauru_sub.pdf
Size:
1.96 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:

License bundle

Now showing 1 - 2 of 2
Loading...
Thumbnail Image
Name:
license.txt
Size:
2.42 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:
Loading...
Thumbnail Image
Name:
motta_lf_autorização_bauru.pdf
Size:
238.01 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description: