Publicação:
A escola pública e as competências para o mercado: realidade e mitos

dc.contributor.authorCarvalho, Saulo Rodrigues De [UNESP]
dc.contributor.authorMartins, Lígia Márcia [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-10-01T13:08:56Z
dc.date.available2014-10-01T13:08:56Z
dc.date.issued2013-06-01
dc.description.abstractDiscussing skill issues is dealing with what is most recent and usual in the field of education. Skill teaching has already entered the classroom, influenced teachers's vocabulary and has been a fixture in the educational projects and curriculum proposals. But in what aspect is pedagogy focused on skills different from other pedagogical theories to become so fundamental to schooling? Why do governments increasingly adopt skill teaching as a strategy and as goals of state education? Somehow we will treat these questions by looking at the concrete fundamentals of Skill Pedagogy Skill, its philosophical, political and economic bases to enable its incorporation into contemporary school practice.en
dc.description.abstractVersar sobre a questão das competências é tratar do que há de mais recente e usual no campo da educação. O ensino de competências já adentrou as salas de aula, se incorporou ao vocabulário docente e se tornou elemento obrigatório nos planos de ensino, projetos pedagógicos e propostas curriculares. Mas em que a pedagogia centrada nas competências se diferencia das demais teorias pedagógicas, para se tornar tão fundamental à educação escolar? Por que, a cada dia, cada vez mais governos adotam o ensino de competências como estratégia e finalidade do ensino estatal? De modo geral, trataremos desses questionamentos, observando o fundamento concreto da Pedagogia das Competências, sua fundamentação filosófica e as bases políticas e econômicas que permitem a sua incorporação à prática escolar contemporânea.pt
dc.description.abstractTratar del tema de las habilidades es considerar lo que hay de más reciente y habitual en el campo de la educación. La enseñanza de habilidades ya entró en las aulas, se incorporó al vocabulario docente y se tornó elemento obligatorio en los planes de enseñanza, proyectos pedagógicos y propuestas curriculares. Sin embargo, cómo la pedagogía centrada en las habilidades se diferencia de las demás teorías pedagógicas para hacerse tan fundamental a la educación escolar? Por qué cada día, cada vez más gobiernos adoptan la enseñanza de habilidades como estrategia y finalidad de la enseñanza estatal? Este trabajo trata de estos cuestionamientos considerando el fundamento concreto de la Pedagogía de las Habilidades, su fundamento filosófico y las bases políticas y económicas que permiten su incorporación en práctica escolar contemporánea.es
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista
dc.description.affiliationUNESP Faculdade de Ciências curso de Graduação em Psicologia
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista
dc.description.affiliationUnespUNESP Faculdade de Ciências curso de Graduação em Psicologia
dc.format.extent141-149
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572013000100015
dc.identifier.citationPsicologia Escolar e Educacional. Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), v. 17, n. 1, p. 141-149, 2013.
dc.identifier.doi10.1590/S1413-85572013000100015
dc.identifier.fileS1413-85572013000100015.pdf
dc.identifier.issn1413-8557
dc.identifier.lattes4750238843129381
dc.identifier.scieloS1413-85572013000100015
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/110237
dc.language.isopor
dc.publisherAssociação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.relation.ispartofPsicologia Escolar e Educacional
dc.relation.ispartofsjr0,225
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectCompetênciapt
dc.subjectpedagogiapt
dc.subjectensinopt
dc.subjectCompetenceen
dc.subjectpedagogyen
dc.subjectteachingen
dc.titleA escola pública e as competências para o mercado: realidade e mitospt
dc.title.alternativeLa escuela pública y las habilidades para el mercado: realidad y mitos escuela pública y mercadoes
dc.title.alternativePublic school and the market: reality and mythsen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes4750238843129381
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.departmentPsicologia - FCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S1413-85572013000100015.pdf
Tamanho:
315.33 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format