Logotipo do repositório
 

Publicação:
A lousa digital interativa no ensino fundamental: um estudo de caso de uma escola municipal brasileira

dc.contributor.authorEsteves, Rodolfo Fernandes
dc.contributor.authorSouza, Cláudio Benedito Gomide de
dc.contributor.authorFiscarelli, Silvio Henrique [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-07-15T18:27:34Z
dc.date.available2015-07-15T18:27:34Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractThe main objective of this paper is to realize a review of literature about use of Interactive Digital Whiteboard, as a tool for improving the quality of education. We intend to show some results already reported in several studies in this area, and thus contribute to the systematization of knowledge about this resource. We found that the positive impacts of digital interactive whiteboards are specific and depend on the model followed in its implementation. Although the literature on this technology still emerging, there is evidences of good practice and positive results in all areas of the curriculum. The outcome of this research shows that to get potential benefits of digital whiteboard will be necessary, at first, to understand the process implementation and appropriation. If hardware and software of Interactive Digital Whiteboard not available and adequately used all their potential benefits not will take effect.en
dc.description.abstractEste trabalho tem como foco principal realizar uma revisão da literatura sobre o uso da Lousa Digital Interativa como instrumento de melhoria da qualidade da educação. Buscamos agregar alguns resultados já divulgados em diversas pesquisas nesta área, e assim contribuir na sistematização dos conhecimentos sobre este recurso. Verificamos que os impactos positivos das lousas digitais interativas são pontuais e dependem do modelo seguido em sua implementação. Embora a literatura sobre essa tecnologia ainda é emergente, há evidências de boas práticas e resultados positivos em todo o currículo. Entendemos que para compreender os possíveis benefícios da lousa digital será necessário, em um primeiro momento compreender o processo implementação e apropriação, pois se a ferramenta não for adequadamente disponibilizada e utilizada todos seus potenciais benefícios não se efetivarão.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rod. Araraquara - Jaú Km 1, CEP 14800-901, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rod. Araraquara - Jaú Km 1, CEP 14800-901, SP, Brasil
dc.format.extent186-197
dc.identifierhttp://www.fclar.unesp.br/#!/departamentos/ciencias-da-educacao/publicacoes/revista-eletronica/revistas2/
dc.identifier.citationPolítica e Gestão Educacional, n. 15, p. 186-197, 2013.
dc.identifier.fileISSN1519-9029-2013-15-186-197.pdf
dc.identifier.issn1519-9029
dc.identifier.lattes8914073228135977
dc.identifier.lattes4812459071221541
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/124725
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofPolítica e Gestão Educacional
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectInnovationen
dc.subjectInteractivityen
dc.subjectDigital interactive whiteboarden
dc.subjectPublic policyen
dc.subjectQuality of educationen
dc.subjectInovaçãopt
dc.subjectInteratividadept
dc.subjectLousa digital interativapt
dc.subjectPolíticas públicaspt
dc.subjectQualidade da educaçãopt
dc.titleA lousa digital interativa no ensino fundamental: um estudo de caso de uma escola municipal brasileirapt
dc.title.alternativeThe interactive whiteboard as a tool to improve the quality of education an overviewen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes4812459071221541
unesp.author.lattes8914073228135977
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.departmentDidática - FCLARpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN1519-9029-2013-15-186-197.pdf
Tamanho:
440.32 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format