Publicação:
Ensino de Física e experimentos didáticos: a perspectiva de materiais simples e de baixo custo

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022-11-29

Orientador

Ramos, Eugenio Maria de França

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Física - IGCE

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

No presente trabalho tratamos da relação entre as propostas dos laboratórios e a forma de ensino, visando uma intervenção ao ensino tradicional que está enraizado em nossos laboratórios, essa intervenção vem por meio da implementação da Biblioteca de Instrumentos Didáticos (BID). No decorrer do trabalho passamos por abordagens dos laboratórios no Ensino de Física, focando assim posteriormente na BID do Laboratório de Prática de Ensino, Materiais e Instrumentação Didática (LaPEMID), apresentado os experimentos de baixo custo existentes e estudando suas características que auxiliariam no Ensino de Física na Educação Básica. No trabalho falamos sobre os kits de experimentos e como se organizam esses kits, para que possa levar os experimentos de baixo custo para a escola e organizar sua própria BID. No final do trabalho analisamos uma proposta para utilizar os experimentos em uma aula de eletrostática, assim podendo demonstrar alguns fenômenos físicos, que muitas vezes não conseguimos observar facilmente.

Resumo (inglês)

In the work presented here, we deal with the relationship between the proposals of the laboratories and the way of teaching, aiming at an intervention in the traditional teaching that is rooted in our laboratories, this intervention comes through the implementation of the Library of Didactic Instruments (BID). In the course of the work, we went through the approaches of the laboratories in Physics Teaching, thus focusing later on the BID of the Laboratory of Teaching Practice, Materials and Didactic Instrumentation (LaPEMID) presenting the low cost experiments that we have in the BID and studying their characteristics that would help in Physics Teaching in Basic Education. Also at work we talk about experiment kits and how to organize these kits, so you can take low-cost experiments to school and organize the BID. At the end of the work we talk about a proposal to use the experiments into an electrostatics class, thus being able to demonstrate some physical phenomena that we often cannot observe easily.

Descrição

Idioma

Português

Como citar

Itens relacionados

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação