Repository logo
 

Publication:
Design estratégico aplicado ao setor privado: uma análise da percepção dos profissionais de design com experiência no desenvolvimento de projetos para grandes marcas

Loading...
Thumbnail Image

Advisor

Landim, Paula da Cruz

Coadvisor

Graduate program

Design - FAAC

Undergraduate course

Journal Title

Journal ISSN

Volume Title

Publisher

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Type

Doctoral dissertation

Access right

Acesso abertoAcesso Aberto

Abstract

Abstract (portuguese)

Os estudos acerca do design estratégico são escassos no mundo todo, principalmente no meio empresarial. No Brasil, o termo é pouco conhecido pelas empresas e até mesmo pelos profissionais da área, mesmo o país tendo grandes escritórios e consultorias de design, com projetos desenvolvidos para grandes marcas. Com isso, esta pesquisa tem o objetivo de analisar a forma como o design estratégico é percebido por experientes profissionais da área do design. Para tal, foi realizada uma pesquisa com profissionais com larga experiência no desenvolvimento de projetos de design para grandes corporações do setor privado, e, a partir das suas contribuições, foi realizada uma análise temática de conteúdo. Além disso, foi desenvolvida uma revisão bibliográfica sistemática, somada a uma assistemática, para que se obtivesse maior entendimento sobre os princípios e conceitos relacionados ao design estratégico. Percebe-se que o design estratégico não é um campo claro e objetivo para os entrevistados, mesmo eles apresentando abordagens alinhadas às trazidas pela literatura. De modo geral, o design estratégico, para eles, é o design que tem maior diálogo com os objetivos do negócio para ser estratégico, deixando de ser apenas uma área de projetos de menor porte.

Abstract (english)

There are not many studies about strategic design around the world, mainly in the business area. In Brazil, the term is almost unknown to the companies and a lot of design professionals, even many design offices being based in the country, with projects developed for big brands. Therefore, this research aims to analyze the way that strategic design is understood by design professionals. For this, it was made field research with professionals very experienced in design projects developed in big companies in the private sector. And the collected data were analyzed by using content thematic analysis. Besides this, it was developed systematic and unsystematic bibliographic research to obtain more knowledge about the principles and concepts related to strategic design. It has been noticed that the strategic design is not so clear and objective for the interviewed as a term, even though they know the best practices compared with the literature. Ultimately, for them, to be bigger than a design project area in a company, the design of strategies must have more dialogue with business objectives to be strategic.

Description

Keywords

Design estratégico, Setor privado, Profissionais de design, Brasil, Percepção, Strategic design, Private sector, Design professionals, Perception

Language

Portuguese

Citation

Related itens

Sponsors

Units

Departments

Undergraduate courses

Graduate programs