Logotipo do repositório
 

Publicação:
Conexão algébrica

dc.contributor.advisorDias, Marisa da Silva [UNESP]
dc.contributor.authorBarros, Mônica Bevilaqua
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)pt
dc.date.accessioned2025-01-16T11:15:22Z
dc.date.available2025-01-16T11:15:22Z
dc.date.issued2024-09-02
dc.description.abstractO jogo é uma ferramenta para trabalhar conceitos em sala de aula, que estimula o desenvolvimento intelectual, a imaginação e novas habilidades. A Matemática exige a apropriação de conceitos, muitas vezes abstratos, e então o jogo mostra-se um aliado. O pensamento algébrico é solicitado a partir do 7o ano do Ensino Fundamental. Desse modo, buscamos explorar as relações entre os signos produzidas pelos estudantes em situações que envolvem as linguagens retórica, sincopada e simbólica da álgebra. O jogo foi elaborado com a criação de 5 conjuntos de 5 cartas de baralho cada um, 3 delas possuem uma relação algébrica entre as escritas retórica, sincopada, simbólica e uma é um problema, que pode ser generalizado por meio dessas escritas. A última carta elaborada foi a “carta da mestra”, que tem como objetivo colaborar na compreensão das outras cartas, como um professor. O objetivo do jogo é que o estudante forme, ao menos, um quinteto.pt
dc.description.abstractThe game is a tool for working on concepts in the classroom, which stimulates intellectual development, imagination and new skills. Mathematics requires the appropriation of concepts, often abstract, and then the game proves to be an ally. The algebraic thinking is requested from the 7th year of Elementary School. In this way, we seek to explore the relationships between signs produced by students in situations thatinvolve the rhetorical, syncopated and symbolic languages ​​of algebra. The game was created by creating 5 sets of 5 playing cards each, 3 of which have an algebraic relationship between rhetorical, syncopated, symbolic writing and one is a problem, which can be generalized through these writings. The last letter drawn up was the “master’s letter”, which aims to help understand other letters, such as a teacher. The objective of the game is for the student to form at least a quintet.en
dc.identifier.citationBARROS, Mônica Bevilaqua. Conexão algébrica. 2024. Produto educacional (Mestrado Profissional em Docência para a Educação Básica) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.
dc.identifier.lattes8022147723221812
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/259716
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.relationhttps://hdl.handle.net/11449/259444
dc.relation.ispartofO papel da palavra, da sincopação e da letra na linguagem algébrica: um estudo no Ensino Fundamental
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectLinguagempt
dc.subjectJogos em educação matemáticapt
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãopt
dc.titleConexão algébricapt
dc.typeObjeto educacionalpt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
barros_mb_oe_bauru.pdf
Tamanho:
470.97 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.14 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: