Publicação: Conexão algébrica
dc.contributor.advisor | Dias, Marisa da Silva [UNESP] | |
dc.contributor.author | Barros, Mônica Bevilaqua | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | pt |
dc.date.accessioned | 2025-01-16T11:15:22Z | |
dc.date.available | 2025-01-16T11:15:22Z | |
dc.date.issued | 2024-09-02 | |
dc.description.abstract | O jogo é uma ferramenta para trabalhar conceitos em sala de aula, que estimula o desenvolvimento intelectual, a imaginação e novas habilidades. A Matemática exige a apropriação de conceitos, muitas vezes abstratos, e então o jogo mostra-se um aliado. O pensamento algébrico é solicitado a partir do 7o ano do Ensino Fundamental. Desse modo, buscamos explorar as relações entre os signos produzidas pelos estudantes em situações que envolvem as linguagens retórica, sincopada e simbólica da álgebra. O jogo foi elaborado com a criação de 5 conjuntos de 5 cartas de baralho cada um, 3 delas possuem uma relação algébrica entre as escritas retórica, sincopada, simbólica e uma é um problema, que pode ser generalizado por meio dessas escritas. A última carta elaborada foi a “carta da mestra”, que tem como objetivo colaborar na compreensão das outras cartas, como um professor. O objetivo do jogo é que o estudante forme, ao menos, um quinteto. | pt |
dc.description.abstract | The game is a tool for working on concepts in the classroom, which stimulates intellectual development, imagination and new skills. Mathematics requires the appropriation of concepts, often abstract, and then the game proves to be an ally. The algebraic thinking is requested from the 7th year of Elementary School. In this way, we seek to explore the relationships between signs produced by students in situations thatinvolve the rhetorical, syncopated and symbolic languages of algebra. The game was created by creating 5 sets of 5 playing cards each, 3 of which have an algebraic relationship between rhetorical, syncopated, symbolic writing and one is a problem, which can be generalized through these writings. The last letter drawn up was the “master’s letter”, which aims to help understand other letters, such as a teacher. The objective of the game is for the student to form at least a quintet. | en |
dc.identifier.citation | BARROS, Mônica Bevilaqua. Conexão algébrica. 2024. Produto educacional (Mestrado Profissional em Docência para a Educação Básica) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024. | |
dc.identifier.lattes | 8022147723221812 | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/11449/259716 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.relation | https://hdl.handle.net/11449/259444 | |
dc.relation.ispartof | O papel da palavra, da sincopação e da letra na linguagem algébrica: um estudo no Ensino Fundamental | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | pt |
dc.subject | Linguagem | pt |
dc.subject | Jogos em educação matemática | pt |
dc.subject | Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação | pt |
dc.title | Conexão algébrica | pt |
dc.type | Objeto educacional | pt |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Bauru | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- barros_mb_oe_bauru.pdf
- Tamanho:
- 470.97 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
Licença do Pacote
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 2.14 KB
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição: