Bauru - FC - Faculdade de Ciências

URI Permanente para esta coleçãohttps://hdl.handle.net/11449/254059

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  • ItemObjeto educacional
    Educação e Educação Física escolar: vamos aprender funk?
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-10-18) Forni, Elaine Patricia Duarte ; Hunger, Dagmar Aparecida Cynthia França ; Del Masso, Maria Candida. ; Silveira, Sergio Roberto ; Hunger, Dagmar Aparecida Cynthia França ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este Recurso Educacional foi construído a partir da pesquisa de mestrado intitulada Educação e Educação Física escolar: em questão, o funk, para inspirar e produzir novas práticas educativas de professores(as) e pesquisadores(as). Sua proposta é dar ao funk uma significação na sua intervenção na Educação e na Educação Física escolar. Com raízes profundas no movimento negro, o funk traz uma linguagem própria, capaz de dialogar com as vivências e realidades estudantis. Por meio de seus elementos, os jovens conseguem se expressar culturalmente e aprender com essas experiências. Eles passam, assim, a se reconhecer como sujeitos sociais e protagonistas de suas histórias e ações. Dessa forma, a melhor estratégia não é proibir o funk, mas chamá-lo para fazer parte da escola, das aulas, com uma metodologia didática e reflexiva, com possibilidade de ocupar um lugar no currículo organizado. Assim, por meio de análises das referências teóricas estudadas que fundamentam o funk, a dança e a cultura, atrelados ao pensamento de autores, escritores e profissionais da Educação, este Recurso Educacional vem concretizar o currículo em seu nível de ensino e apoiar todos(as) os(as) estudantes e profissionais da Educação. Convidamos a todos(as) a conhecerem a cultura funk, dançando, vivenciando, preservando e propagando o que aprenderam, para que, juntos(as), consigamos fazer da escola um ambiente educativo, inclusivo e vibrante.
  • ItemObjeto educacional
    Lógica e redação: a estrutura argumentativa da redação modelo ENEM sob o olhar da Lógica Proposital
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-11) Silva, Tânia Luzia Freitas Poza da ; Silvestrini, Luiz Henrique da Cruz
    Esta apostila tem como objetivo elucidar o vínculo existente entre a lógica e a estrutura da redação cobrada na prova do Enem. Para isso, foi trabalhado os modelos de cada um dos parágrafos que compõem boas redações, dando ênfase àqueles que tratam da argumentação, os quais, por sua vez, devem ser elaborados de uma maneira muito parecida com os argumentos válidos da lógica proposicional. Os assuntos abordados foram fundamentados a partir do estudo de conteúdos dos livros: Pensamento Crítico – O poder da Lógica e da Argumentação, dos autores Walter Alexandre Carnielli, e Richard Allen Epstein; e Um prelúdio à lógica, dos autores Hércules Araújo Feitosa e Leonardo Paulovich
  • ItemObjeto educacional
    Educação física para superação e transformação social: refletindo a ação
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-10-29) Rocha, Gabriela Aparecida ; Silva, Luciene Ferreira da ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esse E-book é o resultado da dissertação de Mestrado Profissional intitulada “EDUCAÇÃO FISICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: uma abordagem à luz das Teorias Críticas Transformadoras”, na qual a Educação Física foi investigada para o Ensino Fundamental e considera o contexto da educação pública nas últimas três décadas. Trata-se de uma pesquisa crítica na qual a Pedagogia Histórico-Crítica foi estudada como possibilidade para qualificar a educação dos alunos da classe trabalhadora, trazendo o Coletivo de Autores (1992) como sustentação para um novo interesse nas aulas de Educação Física. Então, aqui, se apresenta um Objeto de Ensino que considera a Pedagogia Histórico-Crítica (Saviani, 2021) e a Abordagem Crítico-Superadora (Coletivo de Autores, 1992) no desenvolvimento de uma sequência didática para o ensino do Voleibol. Os conteúdos foram abordados com profundidade científica e contextualização histórica. É indicado que antes de fazer uso desse caderno o docente leia a dissertação para compreender todo contexto no qual foi elaborado, e assim assume o compromisso social e político de viabilizar condições concretas e necessárias para a superação da sociedade de classes concretizadas pelo sistema capitalista.
  • ItemObjeto educacional
    Práticas corporais de aventura e mídia-educação: Educação Física Escolar
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-22) Silva, Tauana Paula da ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente recurso educacional é fruto da pesquisa intitulada “EDUCAÇÃO FÍSICA, MÍDIA-EDUCAÇÃO E PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA: uma experiência com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental”, que teve como objetivo investigar e analisar as possíveis contribuições da intervenção pedagógica nas aulas de Educação Física envolvendo as práticas corporais de aventura, na linha de pesquisa - Educação Física nos anos finais do Ensino Fundamental. No geral, este recurso educacional é apresentado como E-book, um material gerado no Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF), programa financiado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), que buscou aproximação com o referencial teórico na Teoria Histórico-Crítica. Para tanto, durante o processo foi desenvolvida a sistematização de uma proposta de intervenção pedagógica do conteúdo Práticas Corporais de Aventura (PCA’s), juntos aos alunos do 8º do ensino fundamental numa escola municipal na cidade de Jardinópolis/SP durante os meses de março e abril de 2024. O plano de intervenção pedagógica visa romper com aulas que priorizam a aquisição de habilidades esportivas, oferecendo-lhes novos e significativos desafios. Além disso, considera as proposições progressistas, juntamente com os documentos oficiais. Para a sua organização, foi empregado o plano de ação como base nos estudos de Maffei (2019, p. 212), que possui os seguintes itens: identificação, série/bimestre/turno, eixo dos conteúdos, eixo dos temas, trajetória de ensino, situação de ensino-aprendizagem, competências a serem desenvolvidas, expectativas de aprendizagem, conteúdos a serem desenvolvidos, percurso de ensino e avaliação. Nesse material as atividades propostas foram colocadas em sequências pedagógicas, de modo a agrupar a temática e discussões semelhantes. O recurso educacional não tem como objetivo servir manual para os professores, mas, sim provocar a curiosidade, despertar o interesse pela inclusão da temática das PCA’s nas aulas de Educação Física, além disso, retratar uma realidade e contribuir para que os professores possam ressignificar suas práticas conforme a realidade do seu contexto. Espera-se que esse E-book lhe traga parâmetros para que a PCA’s se tornem de fato uma temática a ser desenvolvida nas escolas. Espero que possam utilizar da melhor forma possível, que seja um suporte para formação de nossos alunos.
  • ItemObjeto educacional
    Guia de orientação para navegação: HugHero
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06) Capellini, Lyvia Paola Martim
    Para acessar esse sistema basta digitar na barra de ferramenta de procura da internet: https://www.hughero.com.br e a página irá direcionar para uma página de login, onde o usuário colocará seu e-mail e senha.
  • ItemObjeto educacional
    Perspectivas dos atores da educação em relação à Educação Física nos anos iniciais no município: uma proposta de solução
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-09-11) Garcia, Emanuela Maria Montoro Hernandes
    Este material é um Produto Educacional elaborado a partir da dissertação de Mestrado Profissional em Educação Física - ProEF, da Universidade Estadual Paulista - UNESP, intitulada "Educação Física Nos Anos Iniciais Na Rede Municipal De Educação De São José Do Rio Preto – SP: sob a perspectiva dos atores da educação.", sob a orientação do Prof. Dr. Milton Vieira do Prado Júnior, defendida no ano de 2023. A pesquisa foi desenvolvida com vinte e seis docentes e cinco gestores, com o objetivo de analisar e refletir a respeito da perspectiva dos atores da educação sobre o contexto da Rede Municipal de Educação de São José do Rio Preto - SP, em relação ao fato de não existir o professor especialista ministrando as aulas de Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental, no intuito de buscar estratégias para minimizar os impactos desta situação. O presente material contém uma breve introdução sobre as questões legais que abarcam a problemática estudada, a influência da Educação Física e do profissional responsável por ministrá-la à luz da Teoria Bioecológica de Bronfenbrenner e sistematiza a perspectiva dos atores da educação municipal. Considerando que a presente pesquisa analisou uma amostragem dos profissionais da educação, sugerimos estratégias a curto prazo para minimizar o problema analisado. Nesse sentido, espera-se que este produto possa contribuir positiva e significativamente para ampliar o debate e alterar o atual contexto da Educação Física na Educação Municipal.
  • ItemObjeto educacional
    Educação física e os campos de experiências da BNCC na educação infantil: uma abordagem Interdisciplinar para o PPP
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-09-13) Cruz, Julio Cesar Gonçalves da
    Este material é um produto educacional referente à dissertação de Mestrado realizada pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF) - Faculdade de Ciências da Unesp- Bauru, intitulada: Educação física infantil e projeto político pedagógico: o professor como agente protagonista. Poderá ser utilizado na elaboração e implementação de um Projeto Político Pedagógico na educação infantil, como base para um projeto interdisciplinar, com enfoque na educação física.
  • ItemObjeto educacional
    Sequência Didática em torno da carta do leitor: uma proposta para desenvolver a base argumentativa em estudantes do Ensino Fundamental- anos iniciais
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-11-06) Sylvestre, Viviane Fernanda
    Este produto educacional é resultado de uma pesquisa de mestrado profissional que teve por objetivo investigar as potencialidades da carta do leitor ser usada como instrumento para formar a base argumentativa em estudantes do 4o ano do Ensino Fundamental .Trata-se de uma sequência didática (SD) em torno do gênero carta do leitor para orientar o docente no desenvolvimento das capacidades de linguagem argumentativas por meio do gênero carta do leitor, destinados aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Dessa forma, a SD atuou com todas as operações que desenvolvem as capacidades de linguagem requeridas para a escrita de um texto argumentativo, cujo domínio de linguagem é fortemente requisitado no agir comunicativo cidadão. De acordo com a perspectiva do interacionismo sociodiscursivo (ISD), cuja teoria considera a linguagem como uma prática social. O objetivo é o ensino da língua a partir de atividades de linguagem situadas, que envolvem os estudantes em situações de comunicação reais. Assim, esta SD é um instrumento para auxiliar o professor no percurso de ações educativas, isto é, atividades de linguagem que levem ao desenvolvimento de um raciocínio argumentativo de estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Por conseguinte, tais ações gestam na criança a capacidade de refutar, sustentar e negociar as tomadas de posições, além de formar sujeitos críticos capazes de construir uma sociedade mais justa.