Bauru - FC - Faculdade de Ciências

URI Permanente para esta coleçãohttps://hdl.handle.net/11449/254059

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  • PublicaçãoObjeto educacionalAcesso Aberto Acesso Aberto
    Melhorias ou vandalismo?
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-20) Silva, Gláucia Luciana de Almeida Ferreira ; Dias, Marisa da Silva ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este livreto integra a dissertação intitulada “Contribuições de uma atividade orientadora de ensino para discussões entre vandalismo, matemática e taxa tributária”. O jogo aqui descrito foi aplicado na 1ª série do Ensino Médio, mas sua aplicação é recomendada também para alunos do Ensino Fundamental II e das demais séries do Ensino Médio. Desenvolvemos este jogo como uma ferramenta pedagógica com o objetivo de auxiliar os alunos na compreensão da gestão dos recursos financeiros escolares. Pretendemos fomentar reflexões sobre a administração desses recursos, destacando como podem ser utilizados para promover melhorias no ambiente escolar, contrapondo-se ao vandalismo.
  • PublicaçãoObjeto educacionalAcesso Aberto Acesso Aberto
    Jogo de papéis: brincando de padaria
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-07) Sudo, Adriana Nita Martinez ; Silva, Luciene Ferreira da ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Considerando o resultado da dissertação sobre o jogo de papéis, o objetivo geral foi contribuir para que o jogo de papéis seja utilizado como um momento de aprendizagem, de maneira intencional e crítica, por meio da materialidade histórica do homem em sociedade. Concomitantemente, os objetivos específicos são: desenvolver uma sequência didática para os alunos com sugestões para os professores; por meio dos referenciais teóricos críticos, analisar a prática à luz dos estudos da Pedagogia Histórico-Crítica; contribuir para que o professor possa trabalhar de maneira intencional o jogo de papéis na Educação Infantil. Sendo assim, a metodologia de desenvolvimento do objeto de ensino sustentando-se na Pedagogia Histórico-Crítica articulou os cincos momentos do método de ensino da Pedagogia Histórico-Crítica propostos por Saviani (1999): prática social, problematização, instrumentalização, catarse e prática social. O objeto de ensino desenvolvido se sustenta na Pedagogia Histórico-Crítica, na totalidade, na dialética e na práxis, não perdendo de vista os processos contraditórios e hegemônicos da prática social. Esse objeto de ensino destina-se as crianças da Educação Infantil. O jogo desenvolvido com as crianças foi confeccionado pela professora pesquisadora utilizando uma caixa de papelão que continha: Fichas com as profissões; Fichas coloridas representando o dinheiro e cartão de crédito; Massinha de modelar; Chapéu ou boné branco; Rolinhos de plástico ou de madeira; Pratinhos, Garfinhos; Colherinhas; Copinhos de plástico; Vassoura; Rodo; Pá; Pano para limpar; Avental de TNT; Touca; Luva descartável; Borrifador com álcool; Cesto de pão; Bandejas descartáveis. Desse modo, o objeto de ensino desenvolvido, promoveu situações de ensino que fizeram com que as crianças estabelecessem relações com realidade, tiveram acesso ao conhecimento científico, por meio da intervenção docente, contribuindo para o processo de ensino e de aprendizagem, oferecendo possíveis caminhos de intervenção pedagógica do jogo de papéis na Educação Infantil.
  • PublicaçãoObjeto educacionalAcesso Aberto Acesso Aberto
    Conexão algébrica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-02) Barros, Mônica Bevilaqua ; Dias, Marisa da Silva ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O jogo é uma ferramenta para trabalhar conceitos em sala de aula, que estimula o desenvolvimento intelectual, a imaginação e novas habilidades. A Matemática exige a apropriação de conceitos, muitas vezes abstratos, e então o jogo mostra-se um aliado. O pensamento algébrico é solicitado a partir do 7o ano do Ensino Fundamental. Desse modo, buscamos explorar as relações entre os signos produzidas pelos estudantes em situações que envolvem as linguagens retórica, sincopada e simbólica da álgebra. O jogo foi elaborado com a criação de 5 conjuntos de 5 cartas de baralho cada um, 3 delas possuem uma relação algébrica entre as escritas retórica, sincopada, simbólica e uma é um problema, que pode ser generalizado por meio dessas escritas. A última carta elaborada foi a “carta da mestra”, que tem como objetivo colaborar na compreensão das outras cartas, como um professor. O objetivo do jogo é que o estudante forme, ao menos, um quinteto.
  • PublicaçãoObjeto educacionalAcesso Aberto Acesso Aberto
    Educação e Educação Física escolar: vamos aprender funk?
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-10-18) Forni, Elaine Patricia Duarte ; Hunger, Dagmar Aparecida Cynthia França ; Del Masso, Maria Candida. ; Silveira, Sergio Roberto ; Hunger, Dagmar Aparecida Cynthia França ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este Recurso Educacional foi construído a partir da pesquisa de mestrado intitulada Educação e Educação Física escolar: em questão, o funk, para inspirar e produzir novas práticas educativas de professores(as) e pesquisadores(as). Sua proposta é dar ao funk uma significação na sua intervenção na Educação e na Educação Física escolar. Com raízes profundas no movimento negro, o funk traz uma linguagem própria, capaz de dialogar com as vivências e realidades estudantis. Por meio de seus elementos, os jovens conseguem se expressar culturalmente e aprender com essas experiências. Eles passam, assim, a se reconhecer como sujeitos sociais e protagonistas de suas histórias e ações. Dessa forma, a melhor estratégia não é proibir o funk, mas chamá-lo para fazer parte da escola, das aulas, com uma metodologia didática e reflexiva, com possibilidade de ocupar um lugar no currículo organizado. Assim, por meio de análises das referências teóricas estudadas que fundamentam o funk, a dança e a cultura, atrelados ao pensamento de autores, escritores e profissionais da Educação, este Recurso Educacional vem concretizar o currículo em seu nível de ensino e apoiar todos(as) os(as) estudantes e profissionais da Educação. Convidamos a todos(as) a conhecerem a cultura funk, dançando, vivenciando, preservando e propagando o que aprenderam, para que, juntos(as), consigamos fazer da escola um ambiente educativo, inclusivo e vibrante.
  • PublicaçãoObjeto educacionalAcesso Aberto Acesso Aberto
    Lógica e redação: a estrutura argumentativa da redação modelo ENEM sob o olhar da Lógica Proposital
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-11) Silva, Tânia Luzia Freitas Poza da ; Silvestrini, Luiz Henrique da Cruz
    Esta apostila tem como objetivo elucidar o vínculo existente entre a lógica e a estrutura da redação cobrada na prova do Enem. Para isso, foi trabalhado os modelos de cada um dos parágrafos que compõem boas redações, dando ênfase àqueles que tratam da argumentação, os quais, por sua vez, devem ser elaborados de uma maneira muito parecida com os argumentos válidos da lógica proposicional. Os assuntos abordados foram fundamentados a partir do estudo de conteúdos dos livros: Pensamento Crítico – O poder da Lógica e da Argumentação, dos autores Walter Alexandre Carnielli, e Richard Allen Epstein; e Um prelúdio à lógica, dos autores Hércules Araújo Feitosa e Leonardo Paulovich
  • PublicaçãoObjeto educacionalAcesso Aberto Acesso Aberto
    Educação física para superação e transformação social: refletindo a ação
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-10-29) Rocha, Gabriela Aparecida ; Silva, Luciene Ferreira da ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esse E-book é o resultado da dissertação de Mestrado Profissional intitulada “EDUCAÇÃO FISICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: uma abordagem à luz das Teorias Críticas Transformadoras”, na qual a Educação Física foi investigada para o Ensino Fundamental e considera o contexto da educação pública nas últimas três décadas. Trata-se de uma pesquisa crítica na qual a Pedagogia Histórico-Crítica foi estudada como possibilidade para qualificar a educação dos alunos da classe trabalhadora, trazendo o Coletivo de Autores (1992) como sustentação para um novo interesse nas aulas de Educação Física. Então, aqui, se apresenta um Objeto de Ensino que considera a Pedagogia Histórico-Crítica (Saviani, 2021) e a Abordagem Crítico-Superadora (Coletivo de Autores, 1992) no desenvolvimento de uma sequência didática para o ensino do Voleibol. Os conteúdos foram abordados com profundidade científica e contextualização histórica. É indicado que antes de fazer uso desse caderno o docente leia a dissertação para compreender todo contexto no qual foi elaborado, e assim assume o compromisso social e político de viabilizar condições concretas e necessárias para a superação da sociedade de classes concretizadas pelo sistema capitalista.
  • PublicaçãoObjeto educacionalAcesso Aberto Acesso Aberto
    Práticas corporais de aventura e mídia-educação: Educação Física Escolar
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-22) Silva, Tauana Paula da ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente recurso educacional é fruto da pesquisa intitulada “EDUCAÇÃO FÍSICA, MÍDIA-EDUCAÇÃO E PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA: uma experiência com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental”, que teve como objetivo investigar e analisar as possíveis contribuições da intervenção pedagógica nas aulas de Educação Física envolvendo as práticas corporais de aventura, na linha de pesquisa - Educação Física nos anos finais do Ensino Fundamental. No geral, este recurso educacional é apresentado como E-book, um material gerado no Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF), programa financiado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), que buscou aproximação com o referencial teórico na Teoria Histórico-Crítica. Para tanto, durante o processo foi desenvolvida a sistematização de uma proposta de intervenção pedagógica do conteúdo Práticas Corporais de Aventura (PCA’s), juntos aos alunos do 8º do ensino fundamental numa escola municipal na cidade de Jardinópolis/SP durante os meses de março e abril de 2024. O plano de intervenção pedagógica visa romper com aulas que priorizam a aquisição de habilidades esportivas, oferecendo-lhes novos e significativos desafios. Além disso, considera as proposições progressistas, juntamente com os documentos oficiais. Para a sua organização, foi empregado o plano de ação como base nos estudos de Maffei (2019, p. 212), que possui os seguintes itens: identificação, série/bimestre/turno, eixo dos conteúdos, eixo dos temas, trajetória de ensino, situação de ensino-aprendizagem, competências a serem desenvolvidas, expectativas de aprendizagem, conteúdos a serem desenvolvidos, percurso de ensino e avaliação. Nesse material as atividades propostas foram colocadas em sequências pedagógicas, de modo a agrupar a temática e discussões semelhantes. O recurso educacional não tem como objetivo servir manual para os professores, mas, sim provocar a curiosidade, despertar o interesse pela inclusão da temática das PCA’s nas aulas de Educação Física, além disso, retratar uma realidade e contribuir para que os professores possam ressignificar suas práticas conforme a realidade do seu contexto. Espera-se que esse E-book lhe traga parâmetros para que a PCA’s se tornem de fato uma temática a ser desenvolvida nas escolas. Espero que possam utilizar da melhor forma possível, que seja um suporte para formação de nossos alunos.
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    Guia de orientação para navegação: HugHero
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06) Capellini, Lyvia Paola Martim
    Para acessar esse sistema basta digitar na barra de ferramenta de procura da internet: https://www.hughero.com.br e a página irá direcionar para uma página de login, onde o usuário colocará seu e-mail e senha.
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    Perspectivas dos atores da educação em relação à Educação Física nos anos iniciais no município: uma proposta de solução
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-09-11) Garcia, Emanuela Maria Montoro Hernandes
    Este material é um Produto Educacional elaborado a partir da dissertação de Mestrado Profissional em Educação Física - ProEF, da Universidade Estadual Paulista - UNESP, intitulada "Educação Física Nos Anos Iniciais Na Rede Municipal De Educação De São José Do Rio Preto – SP: sob a perspectiva dos atores da educação.", sob a orientação do Prof. Dr. Milton Vieira do Prado Júnior, defendida no ano de 2023. A pesquisa foi desenvolvida com vinte e seis docentes e cinco gestores, com o objetivo de analisar e refletir a respeito da perspectiva dos atores da educação sobre o contexto da Rede Municipal de Educação de São José do Rio Preto - SP, em relação ao fato de não existir o professor especialista ministrando as aulas de Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental, no intuito de buscar estratégias para minimizar os impactos desta situação. O presente material contém uma breve introdução sobre as questões legais que abarcam a problemática estudada, a influência da Educação Física e do profissional responsável por ministrá-la à luz da Teoria Bioecológica de Bronfenbrenner e sistematiza a perspectiva dos atores da educação municipal. Considerando que a presente pesquisa analisou uma amostragem dos profissionais da educação, sugerimos estratégias a curto prazo para minimizar o problema analisado. Nesse sentido, espera-se que este produto possa contribuir positiva e significativamente para ampliar o debate e alterar o atual contexto da Educação Física na Educação Municipal.
  • PublicaçãoObjeto educacionalAcesso Aberto Acesso Aberto
    Educação física e os campos de experiências da BNCC na educação infantil: uma abordagem Interdisciplinar para o PPP
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-09-13) Cruz, Julio Cesar Gonçalves da
    Este material é um produto educacional referente à dissertação de Mestrado realizada pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF) - Faculdade de Ciências da Unesp- Bauru, intitulada: Educação física infantil e projeto político pedagógico: o professor como agente protagonista. Poderá ser utilizado na elaboração e implementação de um Projeto Político Pedagógico na educação infantil, como base para um projeto interdisciplinar, com enfoque na educação física.
  • PublicaçãoObjeto educacionalAcesso Aberto Acesso Aberto
    Sequência Didática em torno da carta do leitor: uma proposta para desenvolver a base argumentativa em estudantes do Ensino Fundamental- anos iniciais
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-11-06) Sylvestre, Viviane Fernanda
    Este produto educacional é resultado de uma pesquisa de mestrado profissional que teve por objetivo investigar as potencialidades da carta do leitor ser usada como instrumento para formar a base argumentativa em estudantes do 4o ano do Ensino Fundamental .Trata-se de uma sequência didática (SD) em torno do gênero carta do leitor para orientar o docente no desenvolvimento das capacidades de linguagem argumentativas por meio do gênero carta do leitor, destinados aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Dessa forma, a SD atuou com todas as operações que desenvolvem as capacidades de linguagem requeridas para a escrita de um texto argumentativo, cujo domínio de linguagem é fortemente requisitado no agir comunicativo cidadão. De acordo com a perspectiva do interacionismo sociodiscursivo (ISD), cuja teoria considera a linguagem como uma prática social. O objetivo é o ensino da língua a partir de atividades de linguagem situadas, que envolvem os estudantes em situações de comunicação reais. Assim, esta SD é um instrumento para auxiliar o professor no percurso de ações educativas, isto é, atividades de linguagem que levem ao desenvolvimento de um raciocínio argumentativo de estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Por conseguinte, tais ações gestam na criança a capacidade de refutar, sustentar e negociar as tomadas de posições, além de formar sujeitos críticos capazes de construir uma sociedade mais justa.