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Publicação:
A prática do estágio supervisionado na Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Ourinhos - SP

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Orientador

Piroli, Edson Luís

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Geografia - CEO

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

O estágio supervisionado desenvolvido no setor de educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Ourinhos (SEMAA), contou com a supervisão de Minéia Cazari, coordenadora do setor de educação ambiental, interlocutora do Programa Município VerdeAzul (PMVA) e presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA). Este relatório descreve as atividades desenvolvidas no setor de educação ambiental, como; plantio de mudas, apresentação e participação em palestras, elaboração de ferramentas de educomunicação e de relatórios voltados as ações de educação ambiental do PMVA. Também foi possível desenvolver atividade em outros setores da secretaria; no setor de agricultura houve a participação em cursos e capacitações que são voltados para o produtor rural; no setor de arborização ocorreu um levantamento de dados e cadastro dos podadores do município no Sistema Municipal de Informações e Cadastros Ambientais (SIMICAM) e no setor de proteção animal houve a participação no Projeto Cachorro Quente e no processo de chipagem dos cachorros da Associação Defensora dos Animais de Ourinhos (ADAO). Ao todo este relatório apresenta onze atividades, sendo, uma no setor de arborização, três no setor de agricultura, cinco no setor de educação ambiental e duas no setor de proteção animal. Sendo assim, ao analisar a variedade de áreas em que o geógrafo pode atuar profissionalmente, conclui-se que a experiência do estágio supervisionado é essencial para o bacharelado em geografia.

Resumo (inglês)

This supervised internship developed in the division of environmental education of the Secretary of Environment and Agriculture of Ourinhos (SEMAA), was supervised by Minéia Cazari, coordinator of the environmental education sector, interlocutor of the VerdeAzul Municipality Program (PMVA) and president of the Municipal Council Defense of the Environment (COMDEMA). This report describes the activities developed in the division of environmental education such as planting of seedlings, presentation and participation in lectures, and creation of educommunication tools and reports aimed at actions of the PMVA’s environmental education. It was also possible to develop activities in other sectors of the Secretary; in the agriculture sector, there was participation in courses and training aimed at rural producers; in the afforestation sector there was data collection and registration of the community’s pruners in the Municipal Environmental Information and Registration System (SIMICAM), and in the animal protection sector there was participation in the Cachorro Quente Project and in the process of chipping the dogs of the Associação Defensora dos Animais de Ourinhos (ADAO). Altogether this report presents eleven activities, one in the afforestation sector, three in the agriculture sector, five in the environmental education sector and two in the animal protection sector. Therefore, when analyzing the variety of areas in which the geographer can work professionally, it is concluded that the experience of the supervised internship is essential for the bachelor's degree in geography.

Descrição

Palavras-chave

Estudo supervisionado, Bacharel em geografia, Educação ambiental

Idioma

Português

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