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Publicação:
Caracterização do desempenho de escolares com e sem dificuldades de aprendizagem em tarefas de consciência fonológica

dc.contributor.advisorManzoni, Rosa Maria [UNESP]
dc.contributor.authorSantiago, Giselda [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-03-23T15:28:15Z
dc.date.available2015-03-23T15:28:15Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractLearning to read and write at an early stage is the process of transferring the sound form of the spoken language for the graphical form of writing, a process, a time that in our system of alphabetical called writing, the letters are graphical representations in the level of phoneme. So that this representation occurs, it is necessary that the individual already can of some form perceive and manipulate the different sonorous segments of the word. This capacity of perception directed to the segments of the word calls Phonological Awareness. Thus, it was established had for objective to verify the pertaining to school performance of 1ª to 4ª series with and without of learning in Tests of Phonological Awareness. Fourth children with age average of 9 years and 3 months without learning disabilities had been submitted to the Protocol of Phonological Awareness (CIELO, 2002) using of this instrument had participated of this study 80 pertaining to school of both only the phonological tasks. The data received from quantiqualitative approach whose results were extracted inferences. The statistically significant results occurred in the tasks of Realism Face Detection, Syllables, Detecting Phonemes, Phonemic Synthesis and Reversal Phonemic. Based on the results we observed that children without learning difficulties performed better on all tasks mentioned aboveen
dc.description.abstractA aprendizagem da leitura e da escrita em seu estágio inicial consiste no processo de transferência da forma sonora da língua oral para a forma gráfica da escrita, cujo processo, em nosso sistema de escrita, denominado alfabético, as letras são representações gráficas dos sons da fala, e dos fonemas. Para que essa representação ocorra, é preciso que o indivíduo já possa, de alguma forma, perceber e manipular os diferentes segmentos sonoros da palavra. Essa capacidade de percepção dirigida aos segmentos da palavra chama-se consciência fonológica. Assim, estabeleceu-se como por objetivo caracterizar o desempenho de escolares com e sem dificuldades de aprendizagem em tarefas fonêmicas de consciência fonológica. Participaram deste estudo 80 discentes de ambos os sexos, com idades entre 7 anos e 3 meses e 12 anos e 9 meses, com e sem queixas acadêmicas que foram submetidos ao Protocolo de Consciência Fonológica, desenvolvido por CIELO, 2002. Os dados receberam abordagem quantiqualitativa de cujos resultados extraíram-se inferências. Os resultados estatisticamente significativos ocorreram nas tarefas de Realismo Nominal, Detecção de Sílabas, Detecção de Fonemas, Síntese Fonêmica e Reversão Fonêmica. A partir, dos resultados observamos que as crianças sem dificuldades escolares obtiveram melhor desempenho em todas as tarefas citadas acimapt
dc.identifier.aleph000727231
dc.identifier.citationSANTIAGO, Giselda. Caracterização do desempenho de escolares com e sem dificuldades de aprendizagem em tarefas de consciência fonológica. 2013. . Trabalho de Conclusão de Curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2013.
dc.identifier.file000727231.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/120959
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectLeiturapt
dc.subjectConsciência fonológicapt
dc.subjectAprendizagempt
dc.subjectEscritapt
dc.subjectReadingpt
dc.titleCaracterização do desempenho de escolares com e sem dificuldades de aprendizagem em tarefas de consciência fonológicapt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.undergraduatePedagogia - FCpt

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