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Publicação:
Avaliação da escrita e parâmetros psicomotores de crianças

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Data

Orientador

Hiraga, Cynthia Yukiko

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Física - IGCE

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (inglês)

A handwriting of good quality frequently occurs in a typical human development (SILVA; BORGES, 2008). Psychomotor components integrate the production and skill development of a handwriting of good quality. Such components are the visualmotor integration, the visual perception, and the fine motor coordination. The present study examined the influence of such psychomotor components (ie, visual perception, visual-motor integration, and fine motor coordination) on handwriting. A total of 160 children participated of this study, both genders, aged between 7 and 10 years. The data collection was done in two stages. In the first stage the Minnesota Handwriting Assessment - MHA (REISMAN, 1999) was used to assess the quality of handwriting. Two groups were formed from the MHA results, group of good writers (GGW, 47 children) and the groups of poor writers (GPW, 38 children). In the second stage of this study, the participants underwent a battery of tests The Developmental Test Beery-Buktenica of Visual-Motor Integration - Beery VMI (BEERY, BUKTENICA & BEERY, 2010). The Beery VMI assesses the components associated to visual perception (VP), visual-motor integration (VMI), and fine motor coordination (FMC). The results of the comparison between the GGW (good) and GPW (poor) indicated significant differences for VMI (U = 506, p <0.001); VP (G = 591, p <0.01); and FMC, t(83) = 4.27, p <0.0001. The good writers (GGW) had superior performances in the three components of the test Beery VMI. Also, the children of the GGW (201 s) took on average more time to perform a task that assessed the handwriting (MHA) than the children of the GPW (171 s) (U = 594, p <0.01). Therefore, the results indicated that there is a significant influence of the visual perception skills, visual-motor integration, and fine motor coordination on the handwriting

Resumo (português)

A produção de traçado da escrita manual de boa qualidade ocorro no contexto de um desenvolvimento motor adequado (SILVA; BORGES, 2008). Vários são os componentes que integram a produção e o desenvolvimento de habilidades do traçado da escrita com qualidade, dentre os quais se destacam a integração visomotora, a percepção visual e a coordenação motora fina. O presente estudo teve como objetivo examinar a influência desses componentes psicomotores (i.e., percepção visual, integração viso-motora e coordenação motora fina) na qualidade do traçado da escrita de crianças. Participaram do estudo 160 crianças de ambos os sexos, com idade entre 7 e 10 anos. A coleta de dados foi realizada em duas etapas. A primeira consistiu na aplicação do Minnesota Handwriting Assessment - MHA (REISMAN, 1999) para avaliar a qualidade do traçado da escrita. Dois grupos foram formados a partir dos resultados do MHA, o de escrita boa (GEB, 47 crianças) e o de escrita pobre (GEP, 38 crianças). Para a segunda etapa do estudo, os participantes realizaram a bateria de testes The Beery-Buktenica Developmental Test of Visual-Motor Integration - Beery VMI (BEERY, BUKTENICA e BEERY, 2010) A bateria de testes do Beery VMI avalia os componentes associados à percepção visual (PV), integração viso-motora (IVM) e coordenação motora fina (CMF). Os resultados da comparação entre os grupos GEB e GEP indicaram diferenças significativas para IVM (U = 506, p < 0,001); PV (U = 591, p < 0,01); e CMF t(83) = 4,27, p < 0,0001. As crianças do GEB apresentaram desempenhos superiores nos três componentes do teste Beery VMI. Ainda, as crianças do GEB levaram em média mais tempo (201 s) para executar a tarefa que avaliou a qualidade da escrita (MHA) do que as crianças do ... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)

Descrição

Palavras-chave

Psicomotricidade, Criança, Capacidade motora, Escolas, Escrita, Percepção visual do movimento

Idioma

Português

Como citar

NAKAMURA, Loren Mitsue. Avaliação da escrita e parâmetros psicomotores de crianças. 2016. 22 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Educação física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2016.

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