Logotipo do repositório
 

Publicação:
Docência no ensino superior: relato sobre a capacitação para os mecanismos de avaliação ENADE/MEC

dc.contributor.authorSatolo, Eduardo Guilherme [UNESP]
dc.contributor.authorMonaro, Renato Luis Garrido
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.institutionFaculdade de Jaguariúna (FAJ)
dc.date.accessioned2016-07-19T12:59:53Z
dc.date.available2016-07-19T12:59:53Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractAs discussões em torno da docência superior vêm ganhando relevância e destaque nos últimos anos, reforçadas, inclusive, pela importância sui generis desta no contexto das transformações pelas quais o cenário acadêmico, principalmente nos cursos de engenharia, está passando frente às mudanças do mundo contemporâneo. A maioria dos docentes de engenharia caracterizam-se por profissionais que atuavam no mercado de trabalho e exerciam a docência, muitas vezes, por “hobby” ou por ter espírito altruísta. Neste sentido, este artigo objetiva relatar a experiência de capacitação em serviço de docentes de um curso superior de Engenharia de Produção de modo a familiarizá-los junto aos mecanismos externos de avaliação de cursos aplicados pelo Ministério da Educação (MEC), em específico o ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). Para tanto, o artigo busca retratar um método de capacitação em serviço que esta sendo implantado em duas instituições de ensino superior privado, que possui em seu quadro de docentes com profissionais com formação acadêmica mas que dedicam-se também as atividades industriais. O presente trabalho embora em fase de execução já permite identificar pontos positivos de sua aplicação, como, por exemplo, necessidade de adequação curriculares no curso, aumento do uso de textos e relatos científicos junto ao trabalho com alunos, melhorias no mecanismo de avaliação dos alunos ao longo do bimestre/semestre.pt
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Administração, Faculdade de Ciências e Engenharia de Tupã
dc.format.extent9486-9499
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 9486-9499
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-9486-9499.pdf
dc.identifier.issn2357-7819
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141650
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.titleDocência no ensino superior: relato sobre a capacitação para os mecanismos de avaliação ENADE/MECpt
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes8060933644398432[1]
unesp.author.orcid0000-0002-8176-2423[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Engenharia, Tupãpt
unesp.departmentAdministração - Tupãpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN2357-7819-2014-9486-9499.pdf
Tamanho:
1.11 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format