Atenção!


Informamos que o Repositório Institucional passará por atualização no dia 15/01/2026 e ficará fora do ar entre 10:00 e 14:00 horas.

Pedimos a sua compreensão

Logo do repositório

ASPECTOS CULTURAIS E IMPACTOS RELACIONADOS ÀS PRÁTICAS DE LESSON STUDY: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais

Tipo

Artigo

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (espanhol)

Estudios de Clases (EC) es un modelo de desarrollo profesional utilizado durante más de un siglo por los profesores japoneses. Aunque varios expertos han proclamado los beneficios de adoptar EC en los sistemas educativos internacionales, aún no está claro cómo se ha utilizado EC y cómo debe implementarse en culturas fuera de Japón. Para profundizar las discusiones sobre el tema, se realizó una Revisión Sistemática con los objetivos de (1) identificar características específicas de las prácticas de EC desarrolladas en diferentes contextos, (2) verificar y analizar qué aspectos culturales pueden haber impactado la implementación de EC, y (3) verificar y analizar cuáles son los desafíos identificados en la literatura para el desarrollo de prácticas exitosas de EC en contextos internacionales. Se identificaron 28 publicaciones para su análisis en 5 bases de datos académicas internacionales. Esta investigación revela varias evidencias sobre la rápida difusión del EC en entornos internacionales y señala las principales adaptaciones o rediseños implementados al modelo LS para que responda a las necesidades y condiciones locales. Los datos demuestran que las limitaciones de tiempo, el apoyo económico, la búsqueda de resultados rápidos y la inclusión de especialistas son aspectos críticos que se deben considerar al introducir el EC en un nuevo contexto. Finalmente, se extrajeron implicaciones educativas, así como sugerencias para futuras investigaciones para ampliar la comprensión de cómo el movimiento de EC debería implementarse adecuadamente en diferentes contextos fuera de Japón.

Resumo (português)

Lesson Study (LS) é um modelo de desenvolvimento profissional utilizado há mais de um século por professores japoneses. Embora vários especialistas tenham proclamado os benefícios da adoção do LS em sistemas educacionais internacionais, ainda não está claro como o LS tem sido utilizado e como deveria ser implementado em culturas fora do Japão. Para aprofundar as discussões sobre o tema, foi realizada uma Revisão Sistemática com os objetivos de (1) identificar características específicas das práticas de LS desenvolvidas em diferentes contextos, (2) verificar e analisar quais aspectos culturais podem ter impactado a implementação de LS, e (3) verificar e analisar quais são os desafios apontados na literatura para o desenvolvimento de práticas exitosas de LS em contextos internacionais. 28 publicações foram identificadas para a análise em 5 bases de dados acadêmicas internacionais. Esta pesquisa revela várias evidências a respeito da rápida disseminação do LS em ambientes internacionais e aponta as principais adaptações ou redesenhos implementados ao modelo LS para que este atenda às necessidades e condições locais. Os dados demonstram que a restrição de tempo, o apoio financeiro, a busca por resultados rápidos e a inclusão de especialistas são aspectos críticos que devem ser considerados na introdução de LS em um novo contexto. Por fim, foram extraídas implicações educacionais bem como sugestões para futuras pesquisas para ampliar a compreensão de como o movimento LS deve ser implementado adequadamente em diferentes contextos fora do Japão.

Descrição

Palavras-chave

Lesson Study, Desenvolvimento Profissional, Formação de Professores, Implicações Culturais, Revisão Sistemática da Literatura

Idioma

Português

Citação

Educação em Revista. Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 40, p. -, 2024.

Itens relacionados

Financiadores

Coleções

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação

Outras formas de acesso