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Publicação:
Ensino médio e trabalho: análise das diretrizes internas e externas da escola pública brasileira

dc.contributor.advisorBueno, Maria Sylvia Simões [UNESP]
dc.contributor.authorBettiol, Tânia Mary [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:28:16Z
dc.date.available2014-06-11T19:28:16Z
dc.date.issued2009-03-27
dc.description.abstractObjetiva-se, com este estudo, entender a proposta curricular referente ao trabalho voltada para o Ensino Médio. O discurso que prega as novas diretrizes para esse ensino ganhou, na atualidade, espaço nas políticas voltadas à educação, concretizando-se na legislação educacional do sistema público. Faz-se necessário entender as políticas educacionais, mais precisamente as alterações na esfera do trabalho e educação, que foram propostas a partir das reformas educacionais dos anos 1990. Tais reformas trouxeram, na sua concepção estrutural, uma série de medidas, que se traduziram em inovações e mudanças, recomendadas por organismos internacionais, dentre os quais destacam-se: Banco Mundial (BM), Banco Interamericano de Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), Organização Internacional do Trabalho (OIT), Comissão Econômica da América Latina e Caribe (CEPAL) e Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCONesse sentido, assume papel importante para o estudo aqui empreendido a análise dos documentos propostos pelas agências acima citadas, mais precisamente os documentos apresentados pela OIT e pelo BIRD. Estes têm reflexos nos documentos oficiais pertinentes à legislação nacional, dentre os quais destaca-se o Parecer CNE/CEB nº 15/98, de onde emergem as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEMs), que constituiu o núcleo desta pesquisa.. Observa-se, no discurso oficial, a redescoberta da escola no que tange ao papel da educação secundária na solução de problemas ligados à empregabilidade e à melhoria das condições de vida. O uso das novas tecnologias na Educação Básica é relacionado à garantia de futuro para as massas trabalhadoras. Na atualidade, o Ensino Médio passa a ter responsabilidades ampliadas: ele deve ser interpretado e concebido como aquele capaz de desenvolver competências e socializar... Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)pt
dc.description.abstractL´objectif de cette étude est de comprendre la proposition curriculaire référente au travail en relation à l´Enseignement Moyen. Le discours qui traite des nouvelles directives pour cet enseignement a gagné, dans l´actualité, un espace dans les politiques en relation avec l´éducation, se concrétisant dans la législation éducationnelle du système public. Dans ce sens, il est nécessaire de comprendre les politiques éducationnelles, et plus précisément les altérations dans le monde du travail et de l´éducation, qui ont été proposées à partir des reformes éducationnelles des années 1990. De telles reformes ont apporté, dans la conception structurelle, une série de mesures, qui se sont traduites en innovations et changements, recommandées par des organismes internationaux, comme : La Banque Mondiale (BM), La Banque Interaméricaine de Reconstruction et Développement (BIRD), L´Organisation Internationale du Travail (OIT), La Commission Économique de l´Amérique Latine et des Caraïbes (CEPAL) et l´Organisation des Nations Unies pour l´Éducation, la Science et la Culture (UNESCO. Ainsi, il assume un rôle important pour l´étude ici entreprise de l´analyse des documents proposés par les agences citées ci-dessus, mais plus précisément des documents présentés par l´OIT et le BIRD. Ces derniers, se reflètent dans les documents officiels appartenant à la législation nationale, parmi lesquels est cité la loi nº 15/98, d´où émergent les directives Curriculaires Nationales pour l´Enseignement Moyen (DCNEMs), qui a orienté en grande partie cette recherche. On observe, dans le discours officiel, la redécouverte de l´école en ce qui concerne le rôle de l´éducation secondaire dans la solution des problèmes liés à la compétence et à l´amélioration des conditions de vie. L´utilité des nouvelles technologies dans l´Éducation de base... (Résumé complet accès électronique ci- dessous)en
dc.format.extent119 f.
dc.identifier.aleph000597245
dc.identifier.capes33004110040P5
dc.identifier.citationBETTIOL, Tânia Mary. Ensino médio e trabalho: análise das diretrizes internas e externas da escola pública brasileira. 2009. 119 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2009.
dc.identifier.filebettiol_tm_me_mar.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/96307
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectEnsino médiopt
dc.subjectPoliticas publicaspt
dc.subjectEnseignement Moyenen
dc.subjectTravailen
dc.subjectÉducationen
dc.subjectOrganismes internationauxen
dc.subjectPolitiques publiqueen
dc.titleEnsino médio e trabalho: análise das diretrizes internas e externas da escola pública brasileirapt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.graduateProgramEducação - FFCpt
unesp.knowledgeAreaPolíticas públicas e administração da educaçãopt
unesp.researchAreaPolítica educacional, gestão de sistemas educativos e unidades escolarespt

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