Relação entre abelhas sem ferrão (meliponídeos) e a educação ambiental: uma revisão bibliográfica
Carregando...
Data
Autores
Orientador
Malaspina, Osmar 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Rio Claro - IB - Ciências Biológicas
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Este estudo aborda a relação entre abelhas sem ferrão (meliponídeos) e a Educação Ambiental, destacando a importância desses insetos como ferramenta educacional para a conscientização ambiental e a conservação da biodiversidade. O objetivo deste trabalho é realizar uma revisão bibliográfica sobre o tema, analisando os estudos disponíveis que abordam as práticas pedagógicas envolvendo abelhas sem ferrão e sua contribuição para a Educação Ambiental. A metodologia consistiu na pesquisa sistemática de artigos científicos, teses, dissertações e livros disponíveis em bases de dados acadêmicas, como PubMed, Scopus e Google Scholar. Foram selecionados estudos que atendiam aos critérios de inclusão estabelecidos, e os dados foram analisados conforme os objetivos da revisão. Os resultados indicam uma diversidade de práticas pedagógicas em Educação Ambiental relacionadas às abelhas sem ferrão, com destaque para atividades multidisciplinares e o uso de recursos audiovisuais e práticas em campo. No entanto, foi observada uma lacuna na implementação dessas práticas em algumas regiões do país, evidenciando a necessidade de investimento em formação de professores e desenvolvimento de estratégias mais eficazes de educação ambiental.
Resumo (inglês)
This study addresses the relationship between stingless bees (meliponine) and Environmental Education, highlighting the importance of these insects as an educational tool for environmental awareness and biodiversity conservation. The objective of this work is to conduct a literature review on the topic, analyzing the available studies that address pedagogical practices involving stingless bees and their contribution to Environmental Education. The methodology consisted of a systematic search of scientific articles, theses, dissertations, and books available in academic databases such as PubMed, Scopus, and Google Scholar. Studies that met the established inclusion criteria were selected, and the data were analyzed according to the review's objectives. The results indicate a diversity of pedagogical practices in Environmental Education related to stingless bees, with emphasis on multidisciplinary activities and the use of audiovisual resources and field practices. However, a gap in the implementation of these practices in some regions of the country was observed, highlighting the need for investment in teacher training and the development of more effective environmental education strategies.
Descrição
Palavras-chave
Abelhas sem ferrão, Educação ambiental, Práticas pedagógicas, Stingless bees, Environmental education, Pedagogical practices
Idioma
Português
Citação
MAGALHÃES, Ligia Maria Paschoal. Relação entre abelhas sem ferrão (meliponídeos) e a educação ambiental: uma revisão bibliográfica. Orientador: Osmar Malaspina. 2024. 34 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado e Licenciatura) - Ciências Biológicas, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Biociências, Rio Claro. 2024. Disponível em: https://hdl.handle.net/11449/256168. Acesso em: 28 jun. 2024.

