Publicação: À periferia da universidade: vivências dos estudantes na moradia estudantil da UNESP de Rio Claro
Arquivos
Data
2024-06-28
Autores
Orientador
Aragão, José Euzébio de Oliveira Souza 
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Coorientador
Pós-graduação
Educação - IB
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto
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Resumo
Resumo (português)
O presente trabalho buscou investigar a política de moradia estudantil, bem como a sua influência na formação acadêmica e pessoal de sujeitos na Universidade Estadual Paulista Campus de Rio Claro. Por meio da abordagem qualitativa, os capítulos teóricos discutiram a relação entre desigualdades sociais e educacionais, destacando os conceitos de igualdade de oportunidades e igualdade de posições; e as concepções e características da permanência estudantil, com ênfase nas políticas adotadas pela UNESP. A partir da criação de três categorias, os discursos dos sujeitos foram analisados e reafirmados, de acordo com outras produções científicas. Foi possível inferir que os impactos da permanência estudantil e da moradia estudantil sobre os sujeitos são positivos, resultando na efetividade dessas políticas. Além disso, foram percebidos efeitos secundários promovidos pela vivência no espaço, como a promoção de um senso de coletividade e o desenvolvimento da autonomia.
Resumo (inglês)
This study aimed to investigate the student housing policy and its influence on the academic and personal development of individuals at the São Paulo State University (UNESP), Rio Claro Campus. Through a qualitative approach, the theoretical chapters discussed the relationship between social and educational inequalities, highlighting the concepts of equality of opportunity and equality of positions, as well as the conceptions and characteristics of student retention, with an emphasis on the policies adopted by UNESP. By creating three categories, the subjects' discourses were analyzed and reaffirmed according to other scientific productions. It was possible to infer that the impacts of student retention and student housing on the subjects are positive, resulting in the effectiveness of these policies. Additionally, secondary effects promoted by living in the space were perceived, such as the promotion of a sense of community and the development of autonomy.
Descrição
Idioma
Português