Logotipo do repositório
 

Publicação:
Avaliação do Aproveitamento do Aluno em Nefrologia: Estudo Comparativo entre o Método Expositivo Tradicional e o Método de Aprendizado Baseado em Problemas

dc.contributor.authorAraújo, Ivan De Melo
dc.contributor.authorAraújo, Rita De Cássia Tibério [UNESP]
dc.contributor.authorGrácio, Maria Cláudia Cabrini [UNESP]
dc.contributor.institutionFaculdade de Medicina de Marília
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2021-07-14T10:42:08Z
dc.date.available2021-07-14T10:42:08Z
dc.date.issued2021-06-28
dc.description.abstractThis study aimed to identify differences between two groups of students at the Mrília Medical School, the first including 2nd-year undergraduates (n = 75) having been exposed to the Problem-Based Learning method (PBL) and the second including 4th-year students exposed to the traditional method. The two groups simultaneously received the same multiple-choice test immediately after completion of their Nephrology course, with comparable curricular contents. The tests were evaluated independently by three Nephrology experts and graded from 0 to 3 based on four different subjective categories: depth of knowledge, whether knowledge is current, ability to relate to other fields of medical knowledge, and psycho-social connotations. Mean performance during the 2nd year was significantly lower than in the 4th year (p < 0.01), especially regarding questions pertaining to current state of knowledge in the field of Nephrology (p < 0.025), suggesting that 2nd-year students make insufficient use of periodicals and indicating the need for adequate tutorial feedback for PBL students on this particular issue.en
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo identificar diferenças no aproveitamento de dois grupos de alunos do Curso Médico da Faculdade de Medicina de Marília aos quais foi aplicada simultaneamente uma mesma prova de testes de múltipla escola. A prova abordou o conteúdo curricular disponível para ambos os grupos imediatamente após o ciclo de estudos sobre a Nefrologia. Participaram alunos do 2o ano (n = 75) submetidos ao método de Aprendizado Baseado em Problemas (PBL) e alunos do 4o ano médico em moldes tradicionais (n = 82). A prova foi submetida à aparição de três especialista em Nefrologia, que atribuíram a cada uma das questões uma graduação de intensidade de avaliação de 0 a 3, nas seguintes categorias subjetivas: profundidade, atualidade, capacidade de associação a outras áreas de conhecimento e conotação psicossocial. O aproveitamento médio dos alunos do 2o ano foi significantemente inferior ao dos quartanistas (p < 0,01). Questões com intensidade alta na categoria atualidade influíram nessa diferenciação (p < 0,025), sugerindo um possível efeito da não utilização de periódicos pelos alunos segudanistas, fato que aponta a necessidade de observar um adequado feedback tutorial tutorial para estudantes do métodos PBL nesse quesitos.pt
dc.description.affiliationFaculdade de Medicina de Marília
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista, Campus de Marília
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Campus de Marília
dc.format.extent44-55
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1981-5271v25.3-006
dc.identifier.citationRevista Brasileira de Educação Médica. Associação Brasileira de Educação Médica, v. 25, n. 03, p. 44-55, 2021.
dc.identifier.doi10.1590/1981-5271v25.3-006
dc.identifier.fileS0100-55022001000300044.pdf
dc.identifier.issn0100-5502
dc.identifier.issn1981-5271
dc.identifier.scieloS0100-55022001000300044
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/212580
dc.language.isopor
dc.publisherAssociação Brasileira de Educação Médica
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Educação Médica
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectEducation, medicalen
dc.subjectNephrology - educationen
dc.subjectProblem-based learning - methodsen
dc.subjectPreceptorshipen
dc.subjectEducação médicapt
dc.subjectNefrologia - educaçãopt
dc.subjectAprendizado baseado em problemas - métodospt
dc.subjectTutoriapt
dc.titleAvaliação do Aproveitamento do Aluno em Nefrologia: Estudo Comparativo entre o Método Expositivo Tradicional e o Método de Aprendizado Baseado em Problemaspt
dc.title.alternativeEvaluating Student Performance in Nephrology: a Study Comparing Traditional and Problem-based Learningen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.departmentEducação Especial - FFCpt
unesp.departmentPsicologia da Educação - FFCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S0100-55022001000300044.pdf
Tamanho:
2.24 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format